O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) apontou que os aluguéis residenciais subiram 1,02% em junho. A alta aconteceu após uma queda de 0,56% em maio.

Ainda conforme o levantamento, o índice acumulou alta de 5,54% nos 12 meses encerrados em junho. Nos 12 meses terminados em maio, já havia sido registrado um avanço de 5,11%.

O IVAR mede a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis.

Análise

Ao Estadão, o economista do FGV IBRE, Matheus Dias, afirmou que o valor dos aluguéis está sendo impactado pela alta da taxa Selic. "A variação dos aluguéis tem mostrado sensibilidade ao nível restritivo das taxas de juros, com desaceleração nas variações acumuladas em 12 meses. Em junho do ano passado, o IVAR registrava alta interanual de 10,66%, bem acima dos 5,54% observados atualmente. Naquele período, a taxa Selic estava em torno de 10,50%, abaixo dos atuais 15%", comentou o especialista.

Para Matheus, os indicadores de vendas de imóveis corroboram com a hipótese de que a demanda pela compra ainda está maior do que a de locação, mesmo com a taxa Selic elevada.