Caixa Econômica Federal - Foto: Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal voltou a permitir que clientes contratem mais de um financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Segundo especialistas ouvidos pela Folha de São Paulo, a medida cria um cenário mais favorável tanto para o comprador quanto para o mercado.

A flexibilização, na prática, permite que clientes com um financiamento ativo, assim como seus cônjuges, independentemente do regime de casamento, contratem um segundo empréstimo imobiliário pelo banco.

Com isso, famílias e investidores voltam a ter acesso a múltiplas operações em todas as linhas, incluindo SBPE, imóveis avulsos e operações tradicionais que haviam sido bloqueadas.

A possibilidade de múltiplos financiamentos estava suspensa desde novembro de 2024, período em que a Caixa tentou evitar um descompasso maior entre a demanda por crédito e a liquidez reduzida do SBPE.

Agora, de acordo com a Caixa, a liberação faz parte de um pacote de mudanças, que prometem aliviar restrições de crédito, ampliar o acesso à moradia e impulsionar o setor de construção civil.

Para a Folha de São Paulo, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, ainda explicou que a mudança ocorreu devido a liberação de parte do compulsório da poupança – exigência que determina o volume que as instituições precisam manter retido – pelo Banco Central.

Ele ainda destacou que a dispensa contribui para ampliar a liquidez do sistema financeiro, oferecendo suporte às operações de crédito imobiliário em um cenário de maior demanda.