O novo luxo do mercado imobiliário são as experiências imersivas proporcionadas pelas incorporadoras. As novas tecnologias empregadas fazem com que o cliente se sinta dentro do empreendimento, podendo ter a sensação de como será morar ali, mexendo com os sentidos e com a imaginação, o que impulsiona o desejo de compra.

Segundo a pesquisa "Dados sobre consumo e fidelização no Brasil" de 2025, da Neogrid e Opinion Box, 76% dos consumidores consideram o atendimento ao cliente muito importante e, inclusive, já abandonaram uma marca devido a uma experiência negativa nesse aspecto. Nesse sentido, a imersão nos decorados pode facilitar a conversão das vendas e ser fator decisivo para a escolha final do cliente.

Incorporadoras que apostaram na tendência

Com o olhar voltado para estas novas tendências de mercado e no potencial de cada investimento, algumas incorporadoras em Goiânia implementaram recursos que geram experiências únicas aos clientes. Como exemplo estão a Opus, Séren e Terral.

A Opus é uma das incorporadoras que mais investem em tecnologias nos showrooms dos empreendimentos, sendo pioneira no quesito na capital. A incorporadora possui salas de imersão modernas, presentes em praticamente todos os projetos.

Na Central de Decorados da Ricardo Paranhos existem salas de imersão para que os corretores consigam conduzir a apresentação dos empreendimentos de forma envolvente, com fotos, vídeos e projeções. No Opus Ace Tennis Vaca Brava, a incorporadora criou uma experiência que permite que o cliente e o corretor vejam a vista real da unidade para o Bosque e para o Parque Vaca Brava, com um equipamento que simula exatamente a vista de cada andar, com total controle.

No decorado do Opus Gyro Praça do Sol, a imersão ainda conta a história da trajetória da linha, em um corredor onde o cliente passa por projeções que mostram toda a história dos compactos de alto padrão da Opus. Já no Passeo Opus Offices, último lançamento corporativo da incorporadora, foi criada uma experiência totalmente sensorial.





Com imersão no showroom do Passeo, o cliente entra em um espaço que simula a atmosfera do Parque Vaca Brava, que está localizado ao lado do futuro empreendimento. A experiência traz sons da natureza, o cheiro do ambiente, a vista real para o parque em um painel que simula as janelas das salas, e o cliente ainda pode ver como será a fachada em 360º na maquete.

“Muitas dessas ideias que colocamos em prática vêm de pesquisas e visitas que fazemos fora do Brasil. Buscamos muita inspiração em mercados como o de Miami, que está bem à frente quando o assunto é experiência do cliente no mercado imobiliário. Inclusive, esse conceito das salas de imersão que temos hoje nasceu a partir de uma referência que vimos lá”, revelou o Head de Marketing da Opus, Guilherme Eduardo.

Além da Opus, as incorporadoras Séren e Terral também possuem salas que proporcionam esse tipo de experiência. A Séren tem um painel de LED que apresenta os produtos Séren Hausen e Séren Type de forma interativa e imersiva, com experiência sensorial de som e imagem.

A Terral possui duas salas interativas, uma na Central de Decorados e outra no terreno do Ambiente Terral, que mostram todos os detalhes dos empreendimentos da marca. A tecnologia, que conta com três projetores realistas, traz a visualização e imersão do cliente nos ambientes de cada projeto.

De acordo com o Head de Marketing da Opus, esse tipo de experiência faz muita diferença para o cliente e para o corretor, que consegue demonstrar os diferenciais e atrativos dos produtos com maior facilidade. Segundo ele, essa inovação exige estudo e constante atualização das incorporadoras. “Esse olhar global ajuda muito a dar esse tom mais sofisticado e contemporâneo às experiências que criamos, sempre com o pé na realidade do nosso público e com foco em gerar conexão verdadeira com o produto”, pontuou.