A Prefeitura de Goiânia aprovou quase 1 mil hectares para aumento de área urbana. O avanço ocorreu por meio de processos com pedidos de Outorga Onerosa de Alteração de Uso (OOAU), que é o instrumento que realiza a transformação de área rural em urbana, do Plano Diretor.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico (Seplan), desde que o plano começou a vigorar, em setembro de 2023, foram protocolados 25 processos, sendo que 22 foram aprovados e, juntos, somam uma área de 993,85 hectares.

A aprovação do OOAU, no entanto, não indica a urbanização imediata da área em questão, ou seja, a implantação de algum empreendimento, seja residencial ou comercial com a construção de vias, áreas públicas e particulares.

Em entrevista ao Popular, o presidente da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-GO), João Victor Araújo, afirmou que a quantidade de processos e aprovações está dentro do previsto.

Os 993,85 hectares representam um aumento de 2,22% na área urbana da cidade. Dos 22 de processos já aprovados a maior área com autorização para receber novos empreendimentos urbanos está na macrozona do Dourados, na região Sudoeste, com 243,35 hectares.

No entanto, as macrozonas de São Domingos, na região Noroeste, e Capivara, na região Norte, são as que apresentaram uma maior quantidade de pedidos deferidos, um total de 6.