Entre os brasileiros, a faixa etária com maior intenção de compra por imóveis é a Geração Z, que engloba pessoas com idade entre 21 e 28 anos. O dado foi revelado por uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica.

O relatório de Intenção de Compra de Imóveis é referente ao terceiro trimestre de 2025. De acordo com análise da Brain, o resultado “desafia expectativas e desconstrói narrativas antigas. Ao contrário do que muitos imaginam, os jovens não desistiram da casa própria. Eles apenas redefiniram o que ela significa”.

O levantamento apontou que 61% dos jovens da Geração Z pretendem adquirir um imóvel nos próximos dois anos. Já as gerações mais maduras mostraram intenções mais estáveis e declinantes: Geração Y (29 a 44 anos) 51% apontaram intenção de compra; Geração X (45 a 60 anos) 41% disseram ter intenção de compra nos próximos anos; e Baby Boomers (61 a 97 anos), apenas 25% demonstrou interesse em adquirir um imóvel.

Conforme a Brain, o contraste entre faixas etárias ajuda a entender não só o momento do mercado, mas também as transformações culturais profundas que moldam as novas decisões de compra.