Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) destaca a consolidação de Goiânia como um dos maiores mercados imobiliários do Centro-Oeste. Os dados demonstram que, nos últimos quatro anos, Goiânia registrou aumento de 223% no Valor Geral de Vendas (VGV) de lançamentos.

Segundo a ABRAINC, entre 2020 e 2024, o número de unidades lançadas teve crescimento de 60%, consolidando a capital de Goiás como líder na região Centro-Oeste, em comparação com as outras capitais. A força do mercado goianiense também foi reforçada pelo volume de vendas, que cresceu 40% no mesmo intervalo. Em termos financeiros, o VGV de vendas registrou um aumento de 138% no mesmo período.

No primeiro semestre de 2025, a tipologia de imóveis que mais cresceu em VGV de lançamentos foi o padrão Especial, que engloba imóveis compactos, studios e unidades de um quarto. O segmento teve aumento de 562% em comparação com o primeiro semestre de 2024. No mesmo período ainda houve aumento de 398% em unidades lançadas e 328% em unidades vendidas no padrão Especial.

Aumento da valorização imobiliária

Os dados ainda apontaram que após essa expressiva alta nos últimos 4 anos, os lançamentos apresentaram queda de 12% em volume e de 10% em valor no 1º semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Como impacto, as vendas recuaram 7% em volume de unidades, mas apresentaram alta de 5% em valor, refletindo a valorização imobiliária em Goiânia.

O preço médio do metro quadrado lançado no primeiro semestre de 2025 teve um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2024 em todos os padrões (Econômico, Standard, Médio, Alto, Luxo e Super Luxo), refletindo a crescente demanda por imóveis na cidade.

O estoque de imóveis na cidade está em 10 meses, nível considerado adequado para o mercado, conforme a ABRAINC, após alta de 7% na oferta final disponibilizada no 1º semestre do ano, em comparação com 2024.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, ressaltou a força da capital no mercado imobiliário. "Goiânia é um verdadeiro motor de crescimento para o mercado imobiliário do Centro-Oeste. Esse desempenho reflete a demanda crescente por uma cidade que oferece qualidade de vida e oportunidades de negócio. Os dados indicam que Goiânia é um polo de desenvolvimento imobiliário com grande potencial de expansão e rentabilidade", disse.

Além da relevância imobiliária, Goiânia se destaca por uma economia crescente, impulsionada pelo agronegócio, que fortalece a renda e o consumo locais. A capital oferece aos seus habitantes uma combinação atrativa de qualidade de vida, boa rede de serviços, amplas áreas verdes e segurança pública, fatores que contribuem diretamente para a valorização e para a atração de novos moradores e investidores.

Com informações da ABRAINC*