Os bairros planejados se tornaram uma resposta inteligente aos desafios impostos pelo crescimento acelerado das grandes cidades e as demandas da vida contemporânea: onde o tempo e o deslocamento entram, muitas vezes, em confronto com a qualidade de vida. Por isso, esse tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte: segurança, serviços, praças, lazer e o contato com a natureza.

“Bairros planejados são organizados e criados para que o tempo perdido, rotineiramente, com deslocamentos cansativos e falta de infraestrutura, seja convertido em qualidade de vida para as pessoas”, diz William Barbosa, diretor comercial da CINQ Inteligência Urbana. A empresa é responsável por variados projetos de urbanismo inteligentes. Entre eles, o Cidade do Amanhã, que será desenvolvido em uma área total de 310 hectares em Aparecida de Goiânia.

O projeto do bairro planejado está sendo estruturado a partir do conceito do Novo Urbanismo. Fundado nos anos 1980 como reação ao urbanismo modernista, que priorizou o automóvel e afastou as pessoas da rua. O Novo Urbanismo defende bairros policêntricos, caminháveis, sustentáveis e com senso de pertencimento, onde moradia, trabalho, comércio e lazer coexistem em um mesmo território.

“Essa concepção é uma resposta ao esgotamento do modelo urbano vigente. É uma visão que recoloca o ser humano no centro do planejamento e busca reconstruir a relação entre cidade, comunidade e natureza”, explica William Barbosa. O DNA dos bairros planejados influencia diretamente na percepção de valor dessas regiões, proporcionando um cenário favorável não apenas para moradia, mas também para investimentos imobiliários.

Uma pesquisa publicada em 2025 pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) aponta que bairros planejados apresentam um potencial de valorização de até 30% dentro dos próximos 5 anos.

“Por oferecer tantos benefícios para o público, ele tem grande demanda e, naturalmente, torna-se um bom investimento no mercado imobiliário”, pontua William Barbosa, que elenca 5 vantagens de escolher um bairro planejado para morar e, consequentemente, também para investir. Conheça cinco vantagens de um bairro planejado:

Perto de tudo o que é necessário

De acordo com William Barbosa, este é um dos maiores benefícios do bairro planejado, pois o projeto é guiado pelo objetivo de proporcionar proximidade das demandas do cotidiano como trabalho, escola, áreas verdes, programas culturais, e espaços de convivência. Por ser planejado, todas estas estruturas são pensadas e previstas, de forma que o bairro proporciona ao morador mais tempo livre, que ele deixa de perder com deslocamentos.

Demanda por conveniência

A demanda criada pela comunidade por serviços e comércio gera demanda significativa, construindo um contexto propício para quem deseja desenvolver negócios essenciais para os moradores. As conveniências são um pilar da qualidade de vida em um bairro planejado.

Mobilidade facilitada

Ciclovias, ruas conectadas, arborizadas, bem iluminadas e calçadas amplas tornam o deslocamento mais diversificado e agradável. Além disso, essa infraestrutura é bem percebida pelo consumidor. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que investimentos em infraestrutura urbana podem elevar o valor de venda dos imóveis em até 25%.

Perfil de moradores

Bairros planejados costumam atrair famílias e profissionais que têm como perfil um olhar mais atento ao meio ambiente, a busca pelo bem-estar e pela segurança. Na prática, esse grupo de pessoas é engajado na formação, conservação e valorização de todo um ecossistema comunitário - atuando como guardiões locais.

Proximidade com a natureza

A presença da natureza nos bairros planejados é outro forte pilar de atratividade e valorização. Afinal, pesquisas já apontam os benefícios de se viver perto do verde. Uma pesquisa do Instituto FipeZap apontou que, na capital paulista, imóveis localizados próximos a áreas verdes, tendem a valorizar em até 20%. “Entendemos que natureza, urbano e comunidade podem coexistir em harmonia. A natureza é parte do projeto, não apenas um adorno. Ela contribui para a saúde física e mental dos moradores, reduz ilhas de calor e melhora a qualidade de vida”, explica William.

Cidade do Amanhã

Todos estes pilares estarão presentes na Cidade do Amanhã, projeto que será lançado em 2026 pela CINQ Inteligência Urbana. Ele será o primeiro espaço em Goiás a reunir os atributos do Novo Urbanismo, um movimento surgido nos anos 1990, nos Estados Unidos, e que vem ganhando força em outros países, inclusive no Brasil, para resgatar a convivência e interação humana com a cidade, trazendo mais bem-estar e senso de pertencimento para as populações urbanas.