Com as mudanças climáticas que têm provocado oscilações no clima, gerando ondas de calor e aumentando a temperatura média global, alternativas mais sustentáveis e com atrativos que remetem à natureza têm se tornado itens de desejo em empreendimentos imobiliários. O paisagismo atrelado ao designer nos projetos imobiliários, atualmente, são fatores de peso na decisão de compra e na valorização dos imóveis.

Segundo os especialistas, as tendências climáticas tornaram a abordagem biofílica uma estratégia inteligente para driblar os efeitos nocivos das mudanças no clima, como as altas temperaturas e a umidade relativa do ar cada vez mais baixa em Goiás. Nesse sentido, o uso de plantas na biofilia traz mais frescor, equilibrando as temperaturas com as trocas de calor por meio da transpiração das plantas, que tendem a resfriar os ambientes.

Além disso, a biofilia proporciona melhora na qualidade do ar, auxilia no conforto acústico, na sustentabilidade, com economia nos gastos com climatização, e o verde nas fachadas e sacadas proporciona um estímulo visual de maior aconchego.


WV Maldi realiza lançamento do EntreVerdes no dia 08 de junho
WV Maldi realiza lançamento do EntreVerdes no dia 08 de junho


Áreas verdes fazem parte de designs internos e externos do Naturia, Envolt e EntreVerdes. Fotos: divulgação


O interesse nos benefícios e a estratégia inteligente frente às mudanças climáticas está transformando o paisagismo imobiliário na capital. Um exemplo é o EntreVerdes Residencial, empreendimento da WV Maldi Incorporações, que traz o conceito de proximidade com a natureza, com plantas que integram a fachada, além da comodidade de estar localizado a poucos metros do Parque Areião, reduto de área verde na capital.

Outro empreendimento que traz essa sensação é o Naturia Viver Parque Flamboyant, da GPL Incorporadora. O projeto foi inspirado na riqueza do Cerrado e valoriza elementos naturais, com design integrado a plantas, criando uma experiência sensorial de conforto e leveza. Segundo a incorporadora, a proposta é conectar o refúgio urbano com a natureza e arquitetura orgânica.

Como o próprio nome sugere, o Envolt Biophilic Home, da Dinâmica Incorporadora, também vem com essa proposta de experiência de imersão natural, cercado pela natureza, com um ambiente residencial projetado para proporcionar bem-estar e serenidade. Segundo a incorporadora, se trata do reconhecimento da necessidade inerente da conexão humana com a natureza.

O paisagismo segue como uma tendência natural e crescente. À medida em que o ambiente urbano se expande, a busca pelo equilíbrio com a natureza se torna mais necessária.