Um dos estilos de arquitetura mais marcantes de todos os tempos, o Art Déco, comemora 100 anos nesta terça-feira, 29 de abril. Considerado um marco arquitetônico do século XX, esse tipo de arquitetura modernista integra a paisagem urbana de Goiânia, considerada a capital do Art Déco no Brasil, com edifícios governamentais, comerciais e residenciais projetados seguindo essa linha.

O Art Déco surgiu na Europa, em meados de 1910, pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Seu ápice foi entre as décadas de 1920 a 1930, mas, entre os anos de 1935 a 1939, começou a declinar, sendo substituído por outros estilos arquitetônicos mais modernos. Em Goiânia, o estilo começou a moldar os projetos urbanos em 1929, quando foram iniciadas as obras da nova capital.

Pela cidade, ainda é possível notar os traços característicos modernistas, principalmente em pontos turísticos da cidade, com destaque para a Praça Cívica, onde se encontram o Palácio das Esmeraldas, o Coreto e o Museu Zoroastro Artiaga. A Avenida Goiás também abriga importantes obras Art Déco, como a Torre do Relógio e o Grande Hotel.

O estilo Art Déco é caracterizado por formas geométricas, com uso de materiais como metal e vidro, e um design abstrato com elementos inspirados na natureza e em culturas antigas. A simplicidade, a simetria e a repetição de elementos também são características marcantes. Alguns empreendimentos homenageiam o estilo arquitetônico de Goiânia, com projetos que lembram essa atmosfera, que nos anos 1900 representava luxo, glamour, exuberância e progresso social e tecnológico.

Obras que homenageiam o Art Déco de Goiânia

O Ludovic Apartaments, idealizado pela Tapajós Engenharia, possui esse estilo de arquitetura moderna, inspirado no Art Déco e no modernismo. O edifício foi construído no Setor Central de Goiânia, e integra a arquitetura urbana da região, não destoando e nem contrastando com o visual, mas enaltecendo o projeto de forma integrada com a cidade.

Outro empreendimento que homenageia Goiânia neste sentido é o FR. Bueno Municipal, da FR. Incorporadora. O projeto da fachada do edifício possui elementos de Art Déco e lembram os traços empregados nos pontos turísticos da capital.



A elegância dos traços marcantes, de longe, lembra história, remetendo à memória goianiense. Resistindo a décadas de novos estilos, o Art Déco se consolidou como um centenário de peso e de grande valor, não só histórico, mas também artístico.