O ano de 2026 promete o fortalecimento de tendências e a chegada de novidades no mercado imobiliário que já mostraram as caras nos últimos anos. Seguindo o padrão já existente, especialistas indicam que os compactos continuarão com força, mais voltados a uma estética minimalista, e o Wellness integrado aos produtos, diferencial que ganhou força em 2025, continuará sendo um fator de peso nos novos projetos.

Em 2025, incorporadoras apostaram no wellness já seguindo uma tendência social mundial, do aumento com os cuidados de saúde e maior valorização da qualidade de vida. Nesse sentido, o bem-estar se tornou praticamente um artigo básico buscado pelos clientes nos empreendimentos.

Desta forma, as pessoas deixaram de se satisfazer apenas com espaços SPA ou academias ampliadas, mas buscam, cada vez mais, por algo que ofereça uma vivência mais profunda, uma imersão. Assim crescem projetos com assinaturas e parcerias com grandes marcas de esporte, academias e com equipamentos profissionais de última geração, tudo pensado para proporcionar a melhor experiência de imersão nas práticas e estilo de vida saudável.

Leia também: Mercado imobiliário investe em espaço wellness como diferencial que impacta na vida dos moradores

Ainda nessa linha, uma outra tendência chega como aliada: o minimalismo com estética sensível. Esse formato se alinha com a prática ritualística, com menos estímulos visuais, ambientes mais calmos, voltados para a preservação da natureza e com projetos que respeitam o ritmo humano, comunicando simplicidade e sobriedade.

Outra tendência que segue esse padrão são os compactos, unidades menores, que respeitam esse minimalismo e essa busca por espaços integrados. Essa tipologia combina metragem otimizada, design inteligente e tecnologia integrada, com plantas versáteis e integração entre ambientes.

O que os especialistas chamam atenção é que todas as tendências apontadas se integram, deixando claro as preferências dos compradores por produtos que valorizem a sustentabilidade, com incentivo ao equilíbrio, minimalista e voltada para o que realmente importa: a qualidade de vida.

De modo geral, o mercado pode esperar em 2026 pelo aumento de empreendimentos com projetos voltados para a integração com a natureza, para as práticas sustentáveis e saudáveis, equipados com tecnologia e com estética mais clean. Os quesitos seguem um padrão já observado nos últimos anos e crescente internacionalmente.