Saúde e bem-estar deixaram de ser pauta para especialistas da área da saúde e invadiram o mercado imobiliário residencial. A tendência está gerando espaços cada vez mais sofisticados nos novos projetos, atendendo assim a demanda do público que quer cuidar do corpo e da mente sem sair de casa.

E não é só no Brasil que a onda wellness virou tendência. Segundo o estudo “Build well to live well: the future”, publicado pela organização norte-americana Global Wellness Institute (GWI), o segmento de “wellness real estate” apresentou um crescimento de 19,5% ao ano, desde o primeiro levantamento em 2019. Na América Latina e Caribe o crescimento foi ainda mais substancial alcançando a marca de 24%.

Em Goiânia, os espaços wellness em imóveis residenciais de alto padrão são uma tendência crescente, refletindo a busca por qualidade de vida, saúde e bem-estar no dia a dia dos moradores. Esses espaços, conforme o gerente comercial da Opus Incorporadora, Gabriel Santos, além de agregar valor aos empreendimentos, oferecem comodidades que promovem o autocuidado e o relaxamento.

Em entrevista à AutImob, Gabriel explicou que um fator de influência para o crescimento wellness foi a pandemia da Covid-19, ocorrida entre 2020 e 2022, quando as pessoas passaram a realizar mais atividades dentro de casa.

“Eu enxergo que esse movimento wellness, nos empreendimentos imobiliários, acaba sendo uma tendência crescente, por conta dessa busca de saúde e bem-estar das pessoas. Isso não só inclui uma academia ou um spa, enfim, mas ambientes dedicados ao autocuidado. Um complexo todo ao autocuidado”, detalhou.

Gabriel ainda destacou que, recentemente, a Opus Incorporadora, em parceria com a Partini, lançou o Opus Altana, que conta com complexo wellness, assinado pelo designer de interiores Leo Romano. A Galeria Wellness conta com: academia kids, academia de climatizada e varanda fitness, áreas para funcional, pilates e alongamento; spa com piscina de borda de vidro; salas de massagem e espaço recovery; saunas seca e a vapor, além do elevador de acesso; sky decks; pista de cooper; praças de calistenia e redários.

“Nos preocupamos muito com a qualidade de vida do nosso público. Então a gente quis trazer esse movimento wellness não só para o público adulto, mas também para o público adolescente, pré-adolescente, como também para a criança, por isso nós criamos um espaço junto a nossa academia adulto, uma academia infantil”, explicou.
Galeria Wellnnes - Opus Altana


Gabriel ainda destaca que o ambiente foi pensado não apenas para a atividade física, mas também para o pós, como para a recuperação e relaxamento. “A gente se preocupa como um todo, não só com o movimento específico da “academia”, mas também nos itens de lazer”, explicou Gabriel ao justificar a construção de uma quadra de tênis, beach tênis, campo de futebol e quadra poliesportiva, no empreendimento.

Mercado imobiliário

Gabriel ressalta que os espaços wellness agrega valor aos empreendimentos e impacta nas vendas.

“Um excelente espaço wellness, com todo esse conglomerado, nós conseguimos agregar valor ao nosso projeto e ter uma maior velocidade de vendas. Acaba sendo uma diferenciação no mercado. Pega o Opus Altana, por exemplo, é um projeto com wellness totalmente diferenciado do resto do mercado e, por fim, ainda melhora a qualidade de vida dos moradores”, disse.

A tendência no mercado imobiliário tem movimentado milhões. O estudo “Build well to live well: the future”, que mostrou o crescimento do segmento dentro do setor imobiliário residencial, ainda apontou que, no último ano, o fenômeno resultou na movimentação de US$ 548 bilhões e foi o que mais cresceu entre os 11 que forma a economia global de bem-estar. A estimativa é de que o segmento movimente cerca de US$ 1,1 trilhão em 2029.