Uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica apontou que quando o assunto é a compra de um imóvel, os clientes ainda possuem preferências claras pelos métodos convencionais, com atendimento humano. De acordo com o levantamento, 88% dos clientes preferem o atendimento de corretores imobiliários, e apenas 1% dos entrevistados disseram ter realizado o processo de compra com ajuda de atendimento virtual, com Inteligência Artificial (IA).

O estudo da Brain indica que, entre os brasileiros, ainda há o fator desconfiança. O receio do possível vazamento de informações pessoais pelos sistemas são consideradas as maiores barreiras na adesão às novas tecnologias associadas ao processo de compra.

Segundo o resultado da pesquisa, 83% dos entrevistados disseram que não acham seguro efetivar a compra de um imóvel com auxílio de inteligência artificial. O dado reforça que, para os compradores, o acompanhamento e o serviço prestado por um corretor imobiliário ainda é de fundamental importância.

Conforme o levantamento, somente 14% das pessoas responderam que estariam dispostas a realizar uma compra totalmente online com ajuda de IA, mesmo que a segurança dos dados pessoais fosse garantida. Outros 36% disseram que aceitariam interagir com a ferramenta virtual apenas para obter informações iniciais, e, 62% preferem que o atendimento seja feito por um humano desde a fase inicial do processo.

De modo geral, o estudo da Brain indica um comportamento atual da população, que mesmo começando a aderir aos poucos aos meios digitais, ainda possuem algumas ressalvas. Atualmente, o uso das novas tecnologias ainda se limita ao processo de buscas, comparações entre imóveis e esclarecimento de dúvidas, fase inicial do mecanismo de compra.