Após os novos transtornos registrados no último final de semana, devido às fortes chuvas que acometeram a capital, a Prefeitura de Goiânia vai instalar cancelas automáticas na Avenida 87 e nos acessos à Marginal Botafogo. As vias são consideradas de alto risco para alagamento e a solução encontrada foi barrar o acesso durante temporais na cidade. O sistema de barreira deve estar em funcionamento em até 60 dias.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), no último sábado (6), choveu 108 milímetros na região sul da capital. Volume de água que, segundo a Defesa Civil, inundou rapidamente as avenidas.

Segundo a prefeitura, o sistema já foi adquirido. Ele deve funcionar de forma automática bloqueando a via sempre que houver risco de alagamento. Todo o desdobramento será monitorado em tempo real, conforme a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET).

Ainda segundo a administração da capital, além das cancelas, a prefeitura planeja uma intervenção estrutural na Marginal Botafogo, com instalação de dois piscinões no complexo viário que vai para o Estádio Serra Dourada e outro próximo ao Parque Areião. O município deve acionar o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) para viabilizar a obra – orçada em R$ 120 milhões – em caráter emergencial.