Centro de Controle Operacional de monitoramento e gestão de tráfego. Foto: Alex Malheiros

Goiânia já possui mais de 4 mil câmeras de monitoramento urbano instaladas em diversos pontos da cidade. Muitas foram instaladas para fiscalização de trânsito, outras integram o novo plano de mobilidade urbana, são utilizadas no sistema de segurança pública e até da parceria público-privada por meio do programa Connecta Goiás, como já mostrado pela AutImob.

Os sistemas empregados na capital nos últimos anos tornaram a cidade vigiada 24 horas por dia. Conforme reportagem do O Popular, para chegar a esse número de câmeras, Goiânia conta com seis tipos de monitoramento diferentes.

A maioria deles é voltado para ações de trânsito. O Plano Nova Mobilidade, lançado pelo prefeito Sandro Mabel (UB) em fevereiro deste ano, trouxe o videomonitoramento com o objetivo de reduzir os congestionamentos; restringir o estacionamento em áreas críticas da cidade; aumentar a fiscalização contra irregularidades e ainda promover a fluidez do transporte público com o sistema de metronização. O sistema inovador faz com que os sinaleiros abram conforme os ônibus do transporte coletivo se aproximam e são detectados pelos sensores, evitando congestionamentos, reduzindo o número de paradas e permitindo a fluidez durante os horários de pico.

Segundo a apuração do O Popular, no trânsito, Goiânia já conta com: 226 câmeras nos terminais de ônibus, 652 nas estações e 1.740 nos ônibus; ainda 20 câmeras entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia utilizadas na metronização; outras 24 câmeras de videomonitoramento ligadas à fiscalização de infrações de trânsito; e mais 85 radares de fiscalização com sensores de velocidade e verificação de avanço semafórico.

Além disso, ainda existem mais 290 câmeras de videomonitoramento destinadas à segurança pública e mais 590 da iniciativa privada, que transmitem os dados para os sistemas municipais e estaduais e auxiliam na fiscalização da cidade. Estas são capazes de identificar os traços faciais de foragidos e de pessoas desaparecidas, reconhecer atitudes suspeitas, se antever a crimes e auxiliar nas ações de segurança pública, em geral, com monitoramento feito ao vivo das centrais de operações municipais e estaduais.

Das câmeras instaladas pelo programa Nova Mobilidade, nem todas estão aptas a multar. De acordo com a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), somente as que estão sinalizadas podem resultar em punição aos condutores infratores por uso do celular, estacionamento irregular, utilização indevida da faixa exclusiva de ônibus, e avanço na faixa de pedestres.

Esse tipo de câmera de fiscalização já foi instalada e está operante nos seguintes pontos:

  • Av. T-63 com Av. C-107, em frente ao Sr. Food Safety;
  • Av. T-63 com R. Olavo Bilac, Qd. 10, Lt. 42; Av. 85 com Av. T-63; Av. T-3 x Av. T-10, na esquina do Shopping;
  • Av. T-9 com Av. T-2, Nº 1116, no canteiro central;
  • R. T-3 com Rua T-5, na esquina do Parque Vaca Brava em frente à esquina do Outlet Lingerie;
  • R. T-66 com R. T-5, na esquina do Epic City Home; Av. 85 com Av. T-9, na Praça da Inspiração (Violão) em frente à Sol & Energia;
  • Av. Assis Chateaubriand com Av. Portugal, no canteiro entre a Villa Náutica e o prédio desocupado;
  • Av. Assis Chateaubriand com Av. T-7, no canteiro com faixa de pedestres próximo à Floricultura Primavera;
  • Av. Assis Chateaubriand com Praça Tamandaré, na esquina da praça em frente à GP Pneus;
  • Av. Mutirão com Av. D, no canteiro central em frente à Padaria Empório;
  • Av. Castelo Branco com Av. T-7, no canteiro central entre a Saga Seminovos e o Lourenço Office.

Com as novas instalações previstas pela SET em outros pontos de vias centrais da cidade, e pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) nos terminais e corredores de ônibus, a estimativa é de que, até o final de 2026, Goiânia já tenha em torno de 6.560 câmeras ao todo.