Goiânia é uma das capitais brasileiras com maior número de condomínios horizontais por habitante no país. Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a quantidade de moradores nesses locais teve aumento de 124,57%, entre os anos de 2010 a 2022.

A cultura dos condomínios horizontais se popularizou na capital goiana a partir dos anos 1990, quando os primeiros condomínios surgiram na cidade. Em 2022, o número de unidades residenciais lançadas na categoria foi 1.961, em 2023 cresceu para 4.172, mais que o dobro do ano anterior.

Um levantamento da Brain Inteligência Estratégica indicou que a casa em condomínio fechado fica em terceiro lugar entre os tipos de imóveis mais desejados pelos brasileiros. No terceiro trimestre de 2025, atingiu 14% das preferências de moradia da população.

De acordo com especialistas, a popularidade pelas casas em condomínios horizontais se deve, principalmente, à segurança agregada, lazer e ao estilo de vida. A preferência por esse tipo de imóvel ainda é maior entre os mais velhos, chegando a ser item de desejo de 22% dos Baby Boomers, população com idade entre 61 a 79 anos.

Em Goiânia, a região da GO-020 se tornou referência na popularização de condomínios horizontais de alto padrão. Nos últimos anos, os lançamentos na região Sul de Goiânia se multiplicaram para atender a demanda crescente.

O movimento ainda impulsionou investimentos na área, que contou com melhorias viárias e de infraestrutura que tornaram a região da GO-020 uma das mais nobres da cidade. Em 2025, foram ao menos quatro lançamentos anunciados por grandes empresas imobiliárias, com empreendimentos e projetos de altíssimo padrão, com diferenciais exclusivos e assinaturas de renome nacional e internacional. Terrenos amplos, em contato com a natureza e com lazer e segurança agregados se tornaram sinônimo de morar bem, e os condomínios horizontais se consolidaram nessa perspectiva.