Comércios e serviços próximos à moradia são pontos que valorizam os projetos e costumam ser itens de desejo na hora de escolher onde morar. Desta forma, ter um shopping perto de casa ou do ambiente de trabalho é visto como atrativo, tanto que as áreas que mais crescem na cidade são onde estão localizados os maiores shoppings.

O pioneiro foi o Shopping Flamboyant, fundado em 1981 no Setor Jardim Goiás. O bairro cresceu ao seu redor, expandindo e transformando a paisagem urbana e, hoje, é sede dos empreendimentos mais desejados e com os metros quadrados mais caros da cidade, como exemplo, o Mediterranè, da incorporadoras Partini, GPL e Enec; Legítimo Flamboyant, da Flamboyant Urbanismo; e o Sky Garden Flamboyant, da Palme.

No Setor Bueno, o Goiânia Shopping, inaugurado em 1995, viu o bairro crescer e se tornar o mais adensado de Goiânia. Ao seu redor, surgiram empreendimentos icônicos, tanto corporativos quanto residenciais. Como exemplo, o Epic City Home, da City Incorporadora; o Opus Ace Tennis Club, da Opus; e o Magestic, também da City.

O Setor Marista conta com o Shopping Bougainville, fundado em 1990 e localizado em um dos endereços mais emblemáticos. Na década de 90, chegou a ser o point dos jovens. Estrategicamente localizado, o Bougainville figura nas apresentações de todos os empreendimentos do Marista como um atrativo de peso no convencimento dos clientes finais. Como exemplo, o Victorian Living Desire, da Terral; o Casa Neo, da Dinâmica; e o WTC, da Consciente Construtora em parceria com a JBJ Incorporações.

Além destes, outros shoppings foram pontos chaves na escolha de localização para instalação de novos projetos, como os empreendimentos da FR. Incorporadora, o FR. Mauá e o Arvoredo Cerrado Parque, que ficam em frente ao Shopping Cerrado.

Na região Norte de Goiânia, o maior shopping do Centro-Oeste, o Passeio das Águas Shopping, foi chamariz para a instalação do empreendimento da EBM, o NOW Reserva das Águas. O projeto foi construído em frente ao acesso do shopping, na Avenida Perimetral Norte.