Nos últimos anos, o Centro de Goiânia tem vivido uma mobilização popular para sua revitalização e retomada cultural. O local que guarda tantas histórias do crescimento da capital, aos poucos, se viu esquecido, com a deterioração aparente dos pontos turísticos, desvalorização imobiliária e perda de interesse comercial. No entanto, essa realidade está mudando com projetos de parceria entre a iniciativa privada e pública.

O Viva o Centro, idealizado pela vereadora Kátia Maria (PT), é um exemplo de iniciativa para a revitalização da região Central. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações culturais, de iluminação, promoção de reformas urbanas e incentivo à economia criativa por meio de emendas parlamentares.

Revivendo a Rua do Lazer

Além do Viva o Centro, outras ações estão sendo promovidas concomitantemente, por iniciativas culturais e comunitárias, com foco na reocupação dos espaços públicos. É o que está acontecendo na Rua 8, conhecida popularmente como Rua do Lazer, onde os próprios empresários locais, como os donos dos bares Zé Latinhas, Biras Bar e Central Rock Bar, se mobilizaram para trazer de volta a vida noturna e resgatar a boemia em um ambiente mais inclusivo, distante das áreas elitizadas da cidade.

A iniciativa dos empresários deu resultados e a Prefeitura de Goiânia se mobilizou para atender o chamado pela revitalização da Rua do Lazer, valorizando a cultura presente ali e reaquecendo o comércio local. Depois de anos esquecida, a tradicional via, no coração do Centro de Goiânia, experimenta recomeço com transformação.

Por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), foi feita uma reforma na Rua do Lazer, que trouxe novos bancos, mesas com assentos, lixeiras e um calçamento completamente recuperado, com piso tátil e acessibilidade. A iluminação também foi reforçada, as fachadas receberam pintura nova e o paisagismo ganhou um cuidado especial, com mais de 300 metros quadrados de grama esmeralda plantados, além da poda e preservação de árvores e arbustos que compõem a identidade do espaço.

Para os comerciantes da região, a revitalização representa mais que melhorias estéticas - é uma oportunidade concreta de recomeço. "Eu e meus irmãos sempre sonhamos em ter algo aqui na Rua do Lazer. Uma das metas que a gente tinha seria fazer parte, justamente, da revitalização deste local, porque nós somos amantes da cultura do Centro, estamos muito engajados aqui com essa região de Goiânia que, particularmente, é um dos centros mais bonitos que tem no Brasil. Não é apenas pelo movimento Art Déco que tem nas fachadas, mas também pela estrutura e pela organização que a gente tem", comenta Lucas Coutinho, proprietário de um bar que será inaugurado em breve no local.

“Inauguramos nosso estabelecimento há dois meses e ficou bom, deu outra cara, estava bastante abandonado. Agora, com essa revitalização, com grama nova e mudas recém-plantadas, esperamos que mais comerciantes venham para o local e que tudo possa se manter como está, bem cuidado e mais seguro”, destacou o empresário Thiago Cavalcante, também dono de um bar na Rua do Lazer.

Incentivo à cultura

Um dos destaques da obra é a recuperação do paredão do Beco da Cultura, com cem metros de arte urbana a céu aberto. Em parceria com a Companhia de Teatro Carlos Moreira, o espaço foi preparado para receber novas exposições. A idéia, agora, é lançar um chamamento público para selecionar artistas e instalar quadros de vidro ao longo do muro.

Além da requalificação visual, a estrutura da Rua do Lazer também está pronta para receber eventos culturais, apresentações musicais, feiras e atividades gastronômicas. A proposta é transformar o espaço em um ponto de encontro seguro, vibrante e acessível para todas as idades. Para Cleber Aparecido Santos, presidente da Comurg, o projeto vai muito além de uma intervenção urbana. “Estamos falando de valorização histórica e da retomada da Rua do Lazer como polo cultural e comercial de Goiânia. A cidade ganha, os comerciantes ganham e a população reencontra um lugar de afeto”, diz.

Retomada do Centraliza

Além das ações já em curso com o Viva o Centro, e a revitalização da Rua do Lazer, há expectativa para a retomada do projeto Centraliza, proposta da Prefeitura de Goiânia que prevê isenções de impostos como ISS, IPTU e ITBI, incentivos ao retrofit de prédios antigos e estímulo à moradia no centro.

A proposta, advinda da antiga gestão, prometia, já em 2023, desenvolver um amplo programa de requalificação do Setor Central, dividido em sete eixos temáticos, com o objetivo de levar o goianiense de volta à emblemática região da cidade para morar, divertir, conhecer, trabalhar, estudar, investir, conviver e se desenvolver. Fica então a expectativa para que o setor público de fato se mobilize e reviva o Centro de Goiânia, uma alternativa que promete trazer não somente mais investimentos comerciais, empresariais e imobiliários, mas também vida ao setor histórico da capital.