Mesmo com possibilidade de ganhos expressivos, a média salarial de um corretor de imóveis é de cerca de R$5 mil por mês. O valor leva em consideração os ganhos gerais distribuídos pela quantidade de profissionais registrados no mercado em cada Estado.

Por ser um profissional autônomo, sem salário fixo, os ganhos dependem das comissões, que podem elevar consideravelmente os ganhos financeiros. Conforme o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), as médias variam muito de região para região.

O desempenho de vendas do mercado imobiliário no país vem apresentando bons resultados nos últimos anos, o que impacta diretamente as comissões e ganhos dos corretores. De acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), no período de 12 meses até maio de 2024, houve aumento de 45,3% nas vendas de imóveis.

Mesmo com uma média salarial considerada singela, a profissão de corretor pode ser extremamente lucrativa, pois com as comissões é possível definir uma renda desejada. Segundo os especialistas na área, o grande diferencial para um corretor de sucesso são as estratégias de venda e captação, com foco no estudo sobre os empreendimentos e investimento no mercado digital, para conquistar credibilidade e reconhecimento no meio, fundamentais para reforçar valor com os clientes.

A boa atuação na prospecção de clientes, com uma boa carteira de imóveis, faz diferença nos resultados e, consequentemente, na renda do corretor, assim como na qualidade dos serviços prestados aos clientes. Com as estratégias corretas e a preparação é possível chegar a faturamentos milionários.