Foto: FreePIK

O décimo terceiro salário (13º) é um alívio para os brasileiros no final de ano. O valor, que é pago em novembro e dezembro, pode ser a solução para quem quer eliminar dívidas, investir ou até reduzir juros de financiamentos.

Pensando nisso, a AutImob entrevistou o sócio da Vertente Invest e professor de economia, Luiz Carlos Ongaratto, que compartilhou estratégias para aproveitar o 13º salário e reduzir os juros do financiamento imobiliário.

"É importante utilizar o recurso do 13º salário para amortizar o principal da dívida, e não apenas os juros", afirmou Ongaratto. "Isso é especialmente importante se você não tiver outros gastos ou dívidas com taxas de juros mais altas," destacou.

A amortização de juros em financiamento imobiliário reduz o saldo devedor e, consequentemente, o custo total dos juros pagos ao longo do tempo. Para amortizar, você pode usar o 13º salário para fazer pagamentos extras – além da parcela mensal – e escolher entre reduzir o prazo do financiamento ou o valor das prestações futuras, o que geralmente causa uma redução significativa do total de juros pagos.

Luiz Carlos destacou que, embora muitas famílias estejam endividadas, a amortização do financiamento imobiliário é uma estratégia importante para reduzir os juros e aproveitar melhor o recurso. "Com taxas de juros elevadas, é fundamental utilizar o recurso de forma racional para pagar menos juros", disse.

Luiz Carlos Ongaratto, sócio da Vertente Invest e professor de economia


O especialista ainda explicou que a estratégia de amortização depende do tipo de tabela de ajuste de financiamento. "Se for uma tabela Price, com parcelas fixas, é interessante fazer o pagamento das últimas parcelas, pois você pagará menos juros no futuro. Já na tabela SAC, é recomendável negociar com o banco ou a construtora para reduzir o valor das parcelas futuras."