Os preços de aluguel residencial voltaram a subir em setembro, segundo o índice FipeZAP. De acordo com o levantamento, o reajuste foi de 0,55% no mês e foi puxado por imóveis de três quartos, com busca aumentada em 0,74%, que reflete a procura de famílias por espaços maiores. Para investidores do mercado, em Goiânia, a rentabilidade média no acumulado de doze meses foi de 6,28%, enquanto índice nacional foi de 5,94%.

Ainda conforme o relatório, a demanda por imóveis, especialmente em regiões com boa infraestrutura, têm sustentado o movimento de valorização. Além do que o aluguel ainda se mostra mais acessível do que a compra em um cenário de juros altos.

O levantamento monitorou 36 cidades, dentre elas, 27 registraram alta no preço dos aluguéis em setembro. No topo do ranking está Aracaju com reajuste de 5,11%, na sequência está Salvador com 2,20%, Teresina com 2,10% e João Pessoa com 1,91%. Em contrapartida, na capital goiana, houve um recuo de 0,01%. No acumulado do ano, o aumento chega a 7,42%, número muito acima da variação concentrada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - de 3,64% - e do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que recuou 0,94% no período. Nas capitais, a variação acumulada gerou uma valorização significativa, principalmente em Teresina com alta de 17,6%, Aracaju (14,6%), Belém (13,2%), João Pessoa (12%) e Cuiabá (11,9%).

Apesar da alta em setembro, segundo a pesquisa, se comparado a agosto, quando o índice foi de 0,66%, o aumento sofreu retração. Entretanto, ainda fica acima da inflação oficial de 0,48% para o período, conforme o IPCA, e da alta de 0,42% do IGP-M.