Aparecida de Goiânia vai ganhar o primeiro bairro com os atributos do Novo Urbanismo, conectando o Centro-Oeste brasileiro ao movimento mundial de resgatar o protagonismo das pessoas nos centros urbanos. Batizado como Cidade do Amanhã, o projeto foi desenvolvido pela CINQ Inteligência Urbana com a primeira etapa em uma área de 80 hectares, de um total de 310 hectares, a pouco mais de um quilômetro do centro da cidade.

O sócio da CINQ e engenheiro, Eduardo Oliveira, explica que com o fenômeno do crescimento urbano ao longo do século passado, com o espraiamento e a verticalização sem preocupação com os espaços públicos, as cidades falharam na missão de acolher pessoas, preservando elementos indispensáveis para sua integridade.

Neste contexto, o Novo Urbanismo surgiu nos anos 1990, nos Estados Unidos, e vem ganhando força em outros países, inclusive no Brasil. A intenção do movimento é resgatar a convivência e interação humana com a cidade, trazendo mais bem-estar e senso de pertencimento para as populações urbanas.

“No Novo Urbanismo, as pessoas são mais importantes do que os carros. A ênfase é que todas as implantações favoreçam que elas se apropriem de todos os espaços. Moradia, estudo, trabalho e lazer coexistem próximos para que seja possível acessá-los sem precisar de automóvel. As calçadas são acessíveis e sombreadas para que a caminhada seja estimulada. As fachadas ativas das lojas de rua convidam o público para as compras ao ar livre”, descreve Eduardo Oliveira.

Apresentação do empreendimento inovador

A empresa prepara uma apresentação do conceito do Novo Urbanismo para convidados no dia 12 de novembro, no Anfiteatro de Aparecida de Goiânia. O objetivo do evento é que o público conheça com mais detalhes os elementos deste movimento que vem ganhando força no mundo todo.

“Este movimento nasceu de um grupo de arquitetos e urbanistas estudiosos do tema, evoluiu para uma entidade que hoje é referência mundial. No Brasil, já existem projetos desenvolvidos com base nestes conceitos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e agora temos este propósito de trazê-lo para o Centro-Oeste, um dos grandes vetores de crescimento populacional do País”, diz Eduardo.

Aposta no conceito de Novo Urbanismo

A CINQ vem demonstrando a identificação com os princípios do Novo Urbanismo desde os seus primeiros projetos. A empresa tem marcado presença nos eventos ligados ao tema, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e realizado expedições com sua equipe para conhecer experiências bem sucedidas.

Seus projetos já realizados contêm atributos inspirados nas boas práticas do Novo Urbanismo. Por exemplo: a empresa inovou ao trazer para a linha de condomínios horizontais Parqville as calçadas acessíveis padronizadas, entregues prontas no lote para os proprietários. A medida garantiu uma continuidade no equipamento, evitando que houvesse diferença de materiais e desníveis nas calçadas de um lote para outro, como é comum de se deparar.

“Trouxemos para nós esta responsabilidade de implantar as calçadas, mesmo não tendo a obrigação legal. Mas entendemos que proporcionar esta padronização era o que faltava para a acessibilidade acontecer de fato. Foi uma semente que plantamos em 2016 e hoje temos o retorno positivo de clientes que percebem a diferença no dia a dia, especialmente aqueles que precisam da acessibilidade”, comenta Eduardo. Em 2023, a empresa levou este conceito para um loteamento aberto, replicando este pioneirismo em um dos direitos básicos do ser humano: a caminhabilidade.

Outra preocupação da CINQ foi trazer presença da natureza em seus projetos, prática que ela batizou como Naturbanidade. “Entendemos que a natureza, o urbano e a comunidade possam viver em harmonia. É uma abordagem que utiliza a natureza como partido do desenvolvimento urbano, favorecendo a saúde física e mental dos habitantes, incentivando atividades ao ar livre e a conexão com o meio ambiente", pontuou Eduardo.