Todas as histórias de sucesso que ouvimos, um dia, foram só uma ideia, um sonho ou até mesmo uma idealização descabida na mente de alguém. A AutImob nasceu exatamente assim. Da inquietação, da vontade de fazer mais e melhor, de resolver as dores do mercado imobiliário.

A vontade virou propósito e Felipe Furtado, jornalista e corretor imobiliário, uniu os dois mundos para criar uma plataforma que trouxesse informações gerais que os profissionais do mercado buscavam e não achavam. “Sempre fui observando as dores que eu tinha com o corretor e que outros corretores também tinham. Por exemplo, quando me perguntavam sobre um empreendimento de construtora dentro de um perfil específico, eu tinha uma certa dificuldade de encontrar quais eram os imóveis que estavam dentro daquele perfil. Porque não existia nenhum lugar para consultar”, lembrou Felipe.

“Fui vendo todas essas dores e fui trazendo soluções como ideia no primeiro momento”, acrescentou o sócio-fundador da AutImob. A ideia inicial era reunir em um só lugar todas as ferramentas que os corretores precisam para a atuação no dia a dia. Da própria experiência, Felipe reuniu recursos e soluções que imaginava serem úteis não somente para ele, mas também para outros colegas de profissão.



Felipe Furtado, sócio-fundador da AutImob, na sede atual da empresa. Foto: acervo 

Até que, em 2020, a venda de um apartamento foi o pontapé inicial para que tudo começasse, de fato, a nascer no campo material e deixasse de habitar apenas o das ideias. Ao vender um imóvel para o cliente Pedro Ivo Marques, Felipe compartilhou suas ideias para consolidar tudo que precisava em uma única plataforma.

Pedro o incentivou a levantar os custos e disse que entraria como investidor, sendo o primeiro a comprar a ideia. Desenvolver uma plataforma custava caro e exigia desenvolvimento contínuo, por isso, mais do que recursos, Felipe e Pedro Ivo precisavam de alguém da área operacional. Foi aí que surgiu a proposta de sociedade com o empresário e engenheiro de computação, Leonard Augusto, que gostou do projeto e aceitou o desafio.

No decorrer do desenvolvimento Pedro Ivo optou por deixar a sociedade. Foi nesse momento que o experiente corretor Ruan Pinheiro passou a fazer parte do quadro societário. Depois de 12 meses de programação e testes, mais precisamente no dia 10 de novembro de 2021, foi lançada oficialmente a AutImob.

Nascida em meio à época da pandemia, a empresa não tinha um espaço físico, existindo apenas no digital. A primeira sede só veio em agosto de 2022, com mais uma ideia ousada: um coworking para corretores. “A ideia naquele momento era ser um coworking, oferecer um espaço físico para corretores, onde eles pagariam por esse espaço, igual uma academia, por exemplo, e quando eles fechassem a venda, se eles quisessem a nossa assessoria, a gente poderia fazer por percentual da comissão”, conta Felipe.



Espaço físico que AutImob tinha no início, que funcionava como coworking para corretores. Foto: acervo 

No entanto, a ideia inicial não deu muito certo e a dinâmica acabou por se tornar uma imobiliária, com a proposta de que os corretores deixassem um percentual das vendas realizadas como pagamento ao invés de uma mensalidade pelo uso do espaço. Esse formato durou pouco mais de um ano. A realidade havia se desviado do propósito, e Felipe e os sócios viram que precisavam mirar em outra direção.

“Quando encerramos esse braço de imobiliária e começamos a trabalhar exclusivamente com ferramentas e produção de conteúdo jornalístico sobre mercado imobiliário fechamos essa sede e fomos para uma salinha pequena de 12 metros quadrados”, conta Felipe, ao lembrar que, nesta fase, a equipe contava apenas com três pessoas em uma salinha pequena.

Felipe brinca que, no começo tudo, a empreitada se tratava de uma “euquipe”, já que as funções foram se acumulando conforme a empresa foi crescendo. O próprio nome que deu identidade à marca, Aut, de autônomo, reforçava que o ideal por trás de tudo era proporcionar aos profissionais do mercado imobiliário os meios para que pudessem desempenhar seu trabalho com autonomia, utilizando dos recursos da plataforma.

“Fomos juntando as duas coisas, todo o trabalho fazíamos para o site, ia para o Instagram e tudo o que a gente fazia para o Instagram ia para o site, isso foi fazendo com que alcançássemos mais mercado. Começamos a fazer os vídeos também. As construtoras viram que tínhamos a atenção do corretor, porque produzíamos muito conteúdo para o corretor e, assim, acabamos nos consolidando como a melhor forma das construtoras e incorporadoras falarem com a força de venda, que é o corretor”, descreveu o fundador da Aut.

“Isso foi algo natural, fomos produzindo, produzindo, e acabamos ocupando esse espaço, que era um espaço que estava vago, ninguém ocupava esse espaço no mercado. Nós começamos e fomos pioneiros, e isso tem dado certo”, destacou.




Parte da equipe AutImob em cerimônia de premiação como Veículo Revelação de 2025, em maio deste ano. Foto: acervo 

Hoje, a AutImob alcança mais de 3 milhões de pessoas por mês no Instagram. Somente na rede social, são mais de 26 mil seguidores. A plataforma conta com 16 incorporadoras parceiras, 10 imobiliárias parceiras, mais de 1.000 corretores assinantes das ferramentas e 648 imóveis de revenda anunciados, e, mais recentemente, uma página exclusiva para anúncios de aluguel.

Em quatro anos, a tal ideia descabida na cabeça de alguém extrapolou o campo das ideias. O sonho de um só se tornou o sonho de muitos. O time se multiplicou, o espaço físico de trabalho foi ampliado e a AutImob não para de crescer, já que tudo que tem propósito, prospera.



Felipe Furtado, fundador e editor-chefe da AutImob
Felipe Furtado
Felipe Furtado, fundador e editor-chefe da AutImob



Ao longo dos anos, a AutImob foi se especializando e ampliando as funcionalidades da plataforma e na comunicação no mercado imobiliário. Foto: acervo