O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) impulsionou as vendas e lançamentos no mercado imobiliário brasileiro no primeiro trimestre de 2025. O programa do governo federal foi responsável por registrar um incremento de 15,7% no volume de vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme informações da Brain Inteligência Estratégica.

O levantamento da Brain apontou que as transações imobiliárias vinculadas ao Minha Casa, Minha Vida apresentaram um crescimento de 1,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior e um expressivo aumento de 40,9% na comparação com o primeiro trimestre de 2024 em relação ao volume de vendas.

Já a respeito dos lançamentos imobiliários, o MCMV foi propulsor da expansão no início deste ano. Conforme a pesquisa da Brain, foram lançadas 84.924 novas unidades no primeiro trimestre de 2025, superando as 73.800 unidades do mesmo período em 2024.

Do total de unidades imobiliárias lançadas no trimestre, 53% foram ligadas ao programa MCMV. Com o atual volume de estoque, estima-se um prazo de até oito meses para o escoamento total da oferta. Especificamente no programa MCMV, a oferta final atingiu 99.518 unidades, uma diminuição de 5,6% em comparação ao final de 2024.

A oferta final de imóveis totalizou 287.980 unidades em março de 2025, o que representa uma redução de 5,5% em relação ao estoque disponível no final de 2024. O sucesso nas vendas do segmento se dá, principalmente, pelas novidades implementadas no programa, que, em abril deste ano, criou uma nova faixa que ampliou o financiamento habitacional.

A Faixa 4 do programa contempla famílias com renda de até R$12 mil, destinada a pessoas de classe média, que é voltada para imóveis de médio padrão. Essa faixa pode financiar imóveis que tenham um valor total de até R$500 mil.