O mercado imobiliário de luxo está crescendo exponencialmente no Brasil, com um número maior de unidades lançadas no mercado vertical. Uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica que compara o número de lançamentos no país no primeiro trimestre de 2024 e 2025, aponta que houve um aumento de 57,2%.

Segundo o relatório da Brain, no primeiro trimestre do ano passado foram 1.027 unidades lançadas no país, no mesmo período de 2025 esse número subiu para 1.614. De acordo com a análise, o tipo de imóvel que antes era associado exclusivamente ao status, teve sua percepção mudada ao longo do tempo, tendo sido popularizado e mais procurado, se transformando em algo atrelado à qualidade de vida, bem-estar, localização estratégica, segurança e conforto.

Em relação ao VGV (Valor Geral de Vendas), o aumento foi de 88,9%, saindo de 3.824 em 2024, para 7.222 em 2025. No primeiro trimestre de 2025, os imóveis de luxo e superluxo representaram apenas 3,1% das unidades lançadas no país. No entanto, em termos de valor, o impacto foi expressivo: esses produtos concentraram 22,5% de todo o VGV lançado no período.

Na análise da Brain, o movimento revela uma virada silenciosa do mercado de alto padrão no país. “O luxo passou a ser direção, e não mais distração. Um sinal claro de que, para um público cada vez mais seletivo, viver bem não é um luxo, é prioridade”, destacou a empresa de pesquisas.