Goiânia já é referência gastronômica a nível nacional, tanto pela sua culinária local quanto pela alta gastronomia que se destaca entre os renomados chefs que possuem sede na cidade. No setor imobiliário, esse diferencial é visto como forte atrativo para escolha de localização de novos empreendimentos e valorização, no entanto, a gastronomia tem puxado a expansão de outros setores para além dos já conhecidos polos do eixo Marista-Bueno-Jardim Goiás.

Para o presidente da Abrasel Goiás (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Danillo Ramos, a escolha da localização influencia o sucesso do negócio, mas, funciona como uma via de mão dupla, tanto para incorporadoras quanto para empresários da gastronomia.

“Bairros onde já têm comércio de serviços e uma diversidade de restaurantes já estabelecidos são mais atrativos para que as construtoras possam investir, um atrativo para que o mercado imobiliário se aqueça. Por outro lado também, é importante ressaltar que o lançamento de um empreendimento, ele também incentiva com que o comerciante vá fazer seu investimento, porque ele vê um aumento do público e isso faz com que o modelo de desenvolvimento da cidade mude, mudando também as escolhas desse investidor”, explica Danillo.

Alto padrão e alta gastronomia

Nesse sentido, nota-se essa relação na prática nos ditos polos gastronômicos da cidade, como nos setores Marista, Bueno e Jardim Goiás, locais escolhidos para sediar grande parte dos restaurantes de alta gastronomia e dos bares mais badalados. “Essas regiões são muito atrativas porque elas oferecem uma proximidade com o público final. Elas têm atraído um público de uma renda maior, um adensamento desse público, e isso faz com que fique interessante que tenha mais estabelecimentos oferecendo seus serviços para essa população. Uma população que consome muito e uma população que quer serviços de maior qualidade”, detalha o presidente da Abrasel Goiás.

Segundo Danillo, essas regiões tendem a abrigar estabelecimentos de alto padrão, já que também são bairros que abrigam a população de maior poder aquisitivo. “Isso acaba chamando a atenção de investidores, principalmente da nossa área de gastronomia. Isso faz com que eles consigam oferecer produtos e serviços melhores, de maior valor agregado, de maior qualidade, para que essa população que está nesses bairros possam consumir”, ressalta.

Crescimento e potencial evidentes

Porém, esse potencial está se expandindo para outras áreas, com perfis econômicos e demandas diferentes, mas com igual expectativa de crescimento. “A nossa cidade está repleta de atrações gastronômicas em todas as regiões. Não só nessas que nós mencionamos aqui, mas também, por exemplo, na região norte da cidade, no Goiânia 2, se vê um crescimento de um polo gastronômico, como se diz, fora da rota. Nós temos outros bairros também que oferecem esses serviços gastronômicos”, pontuou Danillo.

E acrescentou: “o Jardim Atlântico, o Parque Anhanguera, o próprio Jardim América. São bairros que oferecem muitas opções gastronômicas adequadas ao público, à população local, principalmente, mas que conseguem oferecer serviços de qualidade e que também têm sido um atrativo para investimentos também no setor imobiliário”, salientou o presidente da Abrasel.

A fama da gastronomia goiana tem sido explorada não somente nas áreas nobres, mas, aos poucos, tem se expandido para além dos limites já conhecidos e se tornado um atrativo de peso para que incorporadoras passem a considerar investimentos em outras regiões da cidade. O lema goiano “já que não tem mar, vamos para o bar” tem feito a fama de Goiânia e trazido ainda mais crescimento para cidade, que se consolida cultural e economicamente através disso.