O programa Brilha Goiânia, que prevê a modernização da iluminação pública da capital por lâmpadas de LED, vai contemplar também condomínios fechados, entre eles, o de luxo Residencial Aldeia do Vale. Serão incluídos no programa 12 condomínios que recolhem a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

De modo geral, a troca das lâmpadas em condomínios fechados não é de responsabilidade dos municípios, pois são considerados áreas privadas conforme a Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021. Entretanto, em Goiânia, onde há o pagamento da Cosip, essa regra não se aplica aos condomínios que contribuem, que têm direito à substituição por lâmpadas de LED, assim como está sendo feito nas áreas públicas.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, 12 condomínios fechados serão contemplados com a modernização. No Aldeia do Vale, por exemplo, o processo de troca iniciou na última segunda-feira (20). “A Prefeitura informa que todos os condomínios residenciais que recolhem a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip),e nos quais a iluminação é responsabilidade do município, também terão suas luminárias modernizadas pelo Brilha Goiânia”, informou a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Conforme dados da Prefeitura, o Brilha Goiânia conta com cerca de 40 equipes realizando os serviços de modernização da iluminação, atualmente, trabalhando em bairros das regiões Norte e Nordeste da capital. Apesar disso, o fato da administração pública anunciar a instalação e manutenção da iluminação em condomínios privados e ainda de luxo, chamou atenção e causou polêmica entre a população goianiense.

Desde março, quando foi iniciado, o Brilha Goiânia já modernizou mais de 30 mil pontos de luz na capital. O programa prevê, ao todo, a troca de 178 mil luminárias por LED, com foco na Região Noroeste, a mais populosa da cidade.