A incorporadoras goianas estão apostando em novas tendências para atrair o público que busca por novos espaços, principalmente as chamadas “segunda moradia”. Indo na onda da sustentabilidade e proximidade com o meio ambiente, a nova aposta é a conexão com a natureza associada a comodidades. O luxo sustentável é a nova onda do mercado imobiliário.

No entanto, a proposta não chega sem fundamento. A tendência é embasada em pesquisas de mercado e tendências mundiais. Conforme dados de uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, 57% dos compradores buscam espaços arejados e integrados à natureza, enquanto 80% priorizam a presença de áreas verdes no entorno do imóvel.

A intenção da maioria dos novos comprados é ter ambientes em que possam desfrutar da tranquilidade e paz do campo, mas que também tenham fácil acesso às grandes cidades. A nova moradia agora funciona como rota de fuga da vida agitada dos centros urbanos, um luxo que poucos podem desfrutar.

Foi nessa vertente que São Paulo, a maior metrópole da América Latina registrou fluxo migratório negativo no período de 2017 a 2022, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, no período avaliado o total de pessoas que deixaram de morar no Estado foi maior do que o número de pessoas que chegaram lá, o que vai na contramão do que era registrado nos anos anteriores.

Tendência reforça conceito de segunda moradia

De acordo com especialistas, cada vez mais, as famílias buscam um estilo de vida que combine natureza, espaço, bem-estar e infraestrutura moderna. Nesse sentido, o mercado imobiliário de alto padrão extrapolou os limites da cidade grande e chegou ao campo.

A região Metropolitana de Goiânia está sendo local desejado pelos que buscam o conceito de segunda moradia ou até residência principal com ar campestre e maior proximidade com a natureza, sem abrir mão do conforto e requinte atrelados ao mercado de luxo, já presente na capital.

Assim sendo, têm se popularizado os condomínios horizontais de chácaras como uma tendência crescente entre as incorporadoras goianienses. Em 2025, foram lançados novos empreendimentos de peso, como por exemplo, a Sousa Andrade, com a Fazenda Lumiar, a Consciente, que lançou o Quintas do Cerrado, e, mais recentemente, Opus e Partini, que lançaram o Opus Altana.

Todos os lançamentos possuem algo em comum: luxo e comodidades em ambientes que prometem conexão direta com a natureza e tranquilidade. A moda agora é ser sustentável e ter lugares alternativos para descansar da rotina agitada da cidade grande.