O MotoGP acontecerá no Autódromo Internacional de Goiânia em março de 2026. Foto: Cristiano Borges

O Governo de Goiás anunciou que o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna receberá a temporada de 2026 do MotoGP. A competição internacional que conta com os principais pilotos e as motocicletas mais rápidas do mundo terá etapa realizada em Goiânia entre os dias 20 e 22 de março do próximo ano.

A vinda de uma competição internacional de tamanho prestígio promete movimentar a economia goiana em cerca de R$1 bilhão, conforme um estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB). A realização da etapa de MotoGP vai aquecer o turismo na capital, aumentando a demanda por locação de curta temporada, além de aquecer o setor de serviços na cidade.

A projeção aponta que o evento deve atrair mais de 150 mil pessoas, sendo 12% do exterior e 32% de outros estados, impactando principalmente os setores de transporte, hotelaria, comércio de produtos alimentícios e bebidas, e atividades de publicidade, televisão e cinematografia. Goiânia será o único local de toda a América Latina a sediar uma etapa da competição. Para a realização do evento de motovelocidade, o Governo de Goiás está realizando obras de infraestrutura e melhorias no Autódromo, que recebeu modificações e reparos nas muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus, visando proporcionar segurança máxima aos pilotos.

Além disso, a camada asfáltica do circuito será totalmente trocada, enquanto a reta principal terá alargamento de cerca de um metro e as áreas de escape de caixas de brita também serão ampliadas. Antes disso, ainda foram feitas obras nas áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico foram iniciadas.

A última corrida da categoria em solo goiano foi disputada em 1989 e retornará após 37 anos, graças aos investimentos nas instalações do Autódromo de Goiânia.