Goiânia subiu no ranking das maiores economias municipais do Brasil, deixando a 18ª posição e assumindo a 15ª. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da capital goiana passou de R$ 66,3 bilhões em 2022, para R$ 75,7 bilhões em 2023.

O crescimento ampliou a participação da cidade no PIB de Goiás de 20,8% para 22,5%. No âmbito regional, Goiânia também registrou recuperação na participação econômica do Centro-Oeste, chegando a 6,5% do PIB da região, o maior percentual desde 2020 e o primeiro aumento após três anos consecutivos de queda.

Leia também: PIB de Aparecida de Goiânia se torna o segundo maior do Centro-Oeste, com exceção das capitais

O desempenho coloca a capital como a principal força econômica do Estado de Goiás e a segunda maior do Centro-Oeste, atrás apenas da cidade de Brasília. Em âmbito nacional o PIB de Goiânia manteve participação de 0,7% em relação ao PIB brasileiro.

De 2022 para 2023 o crescimento da economia goiana foi de 14,34%, o maior entre os principais municípios do Estado, reforçando o protagonismo da capital. Goiânia se destaca regional e nacionalmente pela força econômica e pelo potencial de desenvolvimento.