Morro da Serrinha. Foto: divulgação


O Parque Urbano Morro da Serrinha, que promete ser o primeiro parque inteligente de Goiânia, terá suas obras iniciadas em outubro deste ano. O Governo de Goiás anunciou que o foco é transformar a área em um parque, integrando sustentabilidade, mobilidade ativa e preservação ambiental.

As obras gerais estão orçadas em cerca de R$10 milhões, destinados à revitalização, mais R$3 milhões para a instalação dos serviços inteligentes. O projeto executivo da obra foi doado pela Opus Incorporadora, empresa que tem empreendimentos próximos ao parque.

O local, que era marcado por ocupações irregulares e começou a ser desapropriado em 2001, teve a desocupação total finalizada em junho de 2024. A primeira etapa será a entrega do projeto, ainda neste mês de agosto.

O lançamento do processo licitatório está previsto para iniciar em setembro deste ano, já as primeiras intervenções de obras começam em outubro, com conclusão em até um ano. Serão três etapas de obras: a primeira até março de 2026, a segunda até junho, e a terceira deve ser finalizada até o mês de entrega.

Na primeira etapa, serão retiradas as torres metálicas, feita a implantação de cercamento, a construção das pistas de caminhada e instalação de iluminação, segurança e conectividade. A última fase terá intervenções no topo do morro da Serrinha. Nesta etapa serão implantadas as áreas de mirante, trilhas e um museu para atividades culturais.

O parque terá academia ao ar livre, estacionamento, banheiro, espaço pet e áreas de convivência. Na parte de infraestrutura inteligente, contará com câmeras de monitoramento facial e de velocidade, sensores de detecção de incêndio, iluminação de LED e totens interativos.

O projeto do Parque Urbano do Morro da Serrinha recebeu destaque nacional, com artigo feito baseado no produto, selecionado para integrar o eixo Questões Urbanas – Meio Ambiente – Transporte Não Motorizado do Arena ANTP 2025, no Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana.

Intitulado “Mobilidade Ativa no Parque da Serrinha”, o artigo foi elaborado pela Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte e foi o único trabalho goiano selecionado na categoria. O resultado final da participação no evento será divulgado no dia 3 de outubro deste ano, mesmo mês em que as obras serão iniciadas.