Prefeito Mabel anunciou que os termos de cooperação para terceirização dos Parques serão firmados nos próximos meses. Foto: Alex Malheiros

Nesta terça-feira (19), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou que os parques da capital serão terceirizados. A iniciativa foi anunciada durante a inauguração da nova fonte do Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. De acordo com Mabel, a medida vai permitir que os parques da cidade recebam a devida manutenção.

Segundo o prefeito, a medida é prevista na Lei Orgânica nº 10.383, de 2019, que estabelece que os Parques Naturais Urbanos da capital podem ser adotados por particulares ou instituições. Os editais para concessão dos parques, por meio de termos de cooperação, serão abertos nos próximos meses.

Na coletiva de imprensa realizada no Parque Vaca Brava, Mabel declarou que o objetivo é que os parques de Goiânia recebam melhorias e manutenções que a Prefeitura não consegue cumprir. “Para fazer uma manutenção em um banheiro desse, numa praça, durante pelo menos 14 horas por dia, é muito caro. Então, nós não damos conta de organizar isso. Falta papel de higiênico, falta sabonete. Não temos competência para fazer isso. Precisamos passar isso aqui, realmente, para a iniciativa privada”, reconheceu o prefeito.

Conforme a legislação municipal, a administração dos parques públicos por empresas privadas é permitida, desde que se estabeleça uma parceria em colaboração com órgãos públicos e a comunidade. A lei também veda a cobrança de taxa de entrada e garante que o acesso seja livre para a população.

Mabel acrescentou que a empresa selecionada para a administração do parque poderá explorar o espaço economicamente, com ações comerciais e publicitárias, semelhante ao que já é realizado nos maiores parques do país, como no Ibirapuera, em São Paulo.