O que hoje é considerado o bairro mais populoso de Goiânia e o segundo maior em extensão territorial, já foi, na década de 1950, apenas parte de uma das maiores fazendas da região, a Macambira Anicuns. O Setor Jardim América, que cresceu a partir do desenvolvimento dos Setores Coimbra e Campinas, surgindo tímido na região periférica da cidade, atualmente é visto como localização central, que liga os setores mais nobres de Goiânia às regiões mais afastadas e é cortado por grandes vias que levam, todos os dias, milhares de pessoas em suas rotas cotidianas.

A história do Setor Jardim América começou em 1952, quando foi aprovado o loteamento que, mais tarde, seria visto como ponto de partida para a expansão da região Sudoeste da capital. Nasceu a partir do desmembramento do antigo Setor Macambira que, em 1951, deu origem também ao Setor Sudoeste.

Advindo do crescimento dos setores Campinas e Coimbra, o Jardim América, inicialmente, abrigava famílias que não podiam pagar por terras nestas regiões mais centralizadas e consolidadas, sendo ocupado primeiramente no que hoje representa sua porção norte. Foi um bairro planejado para atender a demanda, guiado pelos interesses privados, que passaram a ditar os rumos da ocupação na cidade.

Com o passar do tempo, o Jardim América foi atraindo moradores, caracterizando uma ocupação mais dispersa, até que, nos anos 1960, começou a ter seu desenho modificado. Sua incorporação ao perímetro urbano ocorreu por volta dos anos 1970, demonstrando as primeiras ações do ordenamento territorial, proposto no Plano de Desenvolvimento Integrado de Goiânia de 1969.

A aceleração fundiária se deu a partir da proximidade com setores como Bueno e Nova Suíça, fator que contribui para sua valorização e modificações urbanas futuras. Hoje, ele ocupa a região Sul de Goiânia, com localização privilegiada, na divisa com outros setores de renome, como Serrinha, Anhanguera e Parque Amazônia.

Gigante da capital

Ao longo dos últimos anos, sua expansão foi tamanha, que conquistou o posto de bairro mais populoso de Goiânia. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, o Jardim América possui 49.157 moradores. O número supera a quantidade de habitantes de 90% das cidades goianas. Sua população chega a ser 53 vezes maior que a quantidade de moradores de Anhanguera, o município com menos pessoas do Estado de Goiás.

Além disso, é o segundo maior bairro em extensão territorial, perdendo apenas para Jardim Novo Mundo. Segundo dados da Prefeitura de Goiânia, o gigante da região Sul possuía, em 2023, 13.847 imóveis, sendo 5.209 apartamentos e 4.774 casas e sobrados. Sua grandiosidade criou uma espécie de ecossistema próprio, com restaurantes, bares, comércios, serviços, áreas de lazer, hospitais, clínicas e cerca de 25 praças. Segundo os moradores, é como habitar em uma cidade, estando dentro de outra, com potencial para crescer ainda mais.