Foto: Pexels/Sophie Otto/Creative Commons

Com a crescente urbanização, verticalização e a vida agitada, as incorporadoras estão tendo que inovar nos projetos, inovando com diferenciais que trazem um respiro para a vida dos moradores. Um exemplo disso são os “edifícios-árvores”, que integram a natureza aos empreendimentos, em meio a selva de pedra das grandes metrópoles.

O contato com a natureza está sendo cada vez mais valorizado e a vegetação entra como parte integrante da arquitetura dos prédios urbanos. A tendência está se espalhando em diferentes partes do mundo, como forma de trazer o verde e os benefícios da natureza mais próximos do cotidiano das pessoas.

Confira abaixo cinco exemplos de edifícios-árvores em diferentes cidades do mundo:


1- Edifício Bosco Verticale

O prédio que fica em Milão, na Itália, tem mais de dez anos. O empreendimento foi projetado pelo pelo escritório Stefano Boeri Architetti, do arquiteto italiano Stefano Boeri, é considerado o primeiro exemplo de floresta vertical do planeta. O projeto possui duas torres residenciais, com fachadas que possuem 800 árvores, sendo 360 de porte médio e grande e 300 de pequeno porte. Além disso, ainda conta com mais 15 mil plantas perenes. O volume verde equivale a cerca de 20 hectares de floresta.

Foto: Dimitar Harizanov/Divulgação


2. One Central Park

O empreendimento situado em Sidney, na Austrália, tem plantas cobrindo metade das fachadas das duas torres. A torre 25 Green tem fachada orgânica que simula galhos de árvores e vasos de plantas, com amplas varandas de formas irregulares que circundam a vegetação. Já a torre Villa M possui jardineiras suspensas em toda a fachada. O projeto tinha foco de diminuir a ilha de calor e melhorar a infiltração do solo, promovendo redução da energia gasta com a climatização e gerando áreas de sombra.



Foto: Ateliers Jean Nouvel/Divulgação


3. 25 Green

O projeto do arquiteto italiano Luciano Pia fica em Turim, na Itália.O prédio foi construído em 2007, baseado em uma floresta viva inspirada em casas na árvore. Os terraços englobam vasos e troncos de aço, simulando árvores e o empreendimento possui varandas irregulares que se assemelham a ninhos e cavernas em meio ao verde do telhado.

O empreendimento possui 63 apartamentos, cada um com arquitetura e formas irregulares diferentes, que circundam a estrutura. O edifício é cercado de árvores e possui diversos tetos verdes, além de hortas e jardins suspensos.



Foto: Luciano Pia/Divulgação


4. Easyhome Vertical Forest

O conjunto de prédios inaugurado em Huanggang, na China, em 2020, foi projetado pelo escritório Stefano Boeri Architetti, o mesmo do Bosco Verticale. As torres possuem 80 metros de altura e têm 4,6 mil árvores e 4,4 mil arbustos distribuídos na fachada. A área verde do complexo absorve 22 toneladas de CO2 e produz 11 toneladas de oxigênio por ano, ao todo.



Foto: Stefano Boeri Architetti/Divulgação

5. Villa M

O empreendimento de uso misto, comercial e residencial, fica em Paris, na França, e foi projetado pelo escritório francês Triptyque Architecture. O Villa M foi inaugurado em 2021 e tem como objetivo criar um espaço de saúde e bem-estar.

A fachada é toda coberta por vegetação criando um microclima que melhora a qualidade do ar e reduz o consumo de energia e traz alegria ao projeto, com cores vibrantes vindas das plantas, que se destacam na estrutura metálica da edificação.



Foto: Triptyque Architecture/Divulgação

Com informações da Casa e Jardim*