A Prefeitura de Goiânia já iniciou os estudos técnicos e operacionais para viabilizar a operação de voos internacionais diretos no Aeroporto Internacional Santa Genoveva. Desde o início deste ano, o prefeito Sandro Mabel negocia com o Governo Federal e chegou a se reunir com o embaixador português no Brasil, Luís Faro Ramos, em março, para trazer um voo direto de Lisboa para a capital. Agora, a expectativa é também trazer voos com destinos finais para os Estados Unidos e Argentina.

O Aeroporto Internacional Santa Genoveva é autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a realizar voos internacionais internacionais em operações regulares e não-regulares desde o dia 20 de agosto de 2020. O pedido de designação de aeroporto internacional foi protocolado na ANAC em 6 de agosto e concluído treze dias depois, naquele mesmo ano.

Adequações necessárias

No entanto, para o início das operações e para a conclusão do processo, o aeroporto precisa passar por adequações de infraestrutura aeroportuária, além da solicitação aos órgãos envolvidos. Entre as necessidades estão, por exemplo, a instalação de espaços para os trabalhos da Receita Federal, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal.

Conforme a ANAC, as próximas etapas também dependiam de solicitações realizadas pelas companhias aéreas interessadas. Até o momento, estão sendo negociados voos diretos para Portugal com as companhias TAP, Air Europa e Ibéria. Também estão sendo discutidas as possibilidades de rotas diretas com destino à Flórida (EUA) e uma conexão para Buenos Aires, na Argentina.

No dia 30 de setembro, Mabel se reuniu, em Brasília, com os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, e de Turismo, Celso Sabino, para tratar da inclusão de Goiânia na rota de voos internacionais. No encontro, o prefeito ressaltou a relevância da medida para o fortalecimento econômico e turístico da capital. “Nós pedimos aos ministros aqui para nos ajudar a interceder junto ao aeroporto, junto às companhias aéreas, para nós levarmos os voos internacionais para Goiânia”, afirmou.

Na ocasião, o ministro Silvio Costa reconheceu o potencial da cidade e destacou os avanços necessários para viabilizar a operação. “Goiânia é importante para o desenvolvimento do turismo de negócios e lazer. A gente vê a aviação crescente no Estado, na cidade, e precisamos olhar para a aviação internacional, por exemplo, a TAP. Voo Goiânia-Lisboa é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, disse.

Costa destacou ainda que o Ministério está estruturando as últimas pendências para operações de voos internacionais. “Estamos estruturando o aeroporto, resolvendo algumas pendências pontuais”, explicou. Segundo a Motiva Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Goiânia, o local passou recentemente por melhorias, incluindo a ampliação da área de embarque internacional, e está apto a receber voos internacionais.

A iniciativa fortalece o turismo de negócios, saúde e eventos, o que impulsiona ainda mais o desenvolvimento de Goiânia e o mercado imobiliário local. A capital se destaca no setor de locação por curta temporada, e a novidade reforça essa demanda.