Foto: Lucas Xavier /Acervo UFG

Com o adensamento urbano, os setores vizinhos aos bairros mais nobres e procurados da capital estão absorvendo parte da demanda, gradualmente. A tendência pode ser notada tanto pela expansão imobiliária, quanto pela crescente valorização do metro quadrado e da procura por imóveis nessas regiões ao entorno dos setores Marista, Bueno e Jardim Goiás.

Seguindo essa vertente, observa-se um crescimento dos setores vizinhos, como o Serrinha e Parque Amazônia, que estão ao lado do Bueno. Próximo ao Marista, a expansão já atinge o setor Pedro Ludovico, e ao lado do Jardim Goiás, o Park Lozandes já percebe uma crescente no desenvolvimento urbano.

O Setor Serrinha, por exemplo, entrou para o ranking dos bairros mais valorizados de Goiânia. Agora, o bairro faz parte da seleta lista de localidades em Goiânia com os maiores preços médios por metro quadrado, fator que foi impulsionado pela sequência de lançamentos de alto padrão recentemente na região.

O Parque Amazônia também integra o radar imobiliário dos bairros de Goiânia com maior potencial de valorização imobiliária. Segundo dados do DataZap, entre agosto de 2023 e agosto de 2024, o setor foi o segundo bairro mais procurado para venda e locação. O percentual de participação formal para venda do Parque Amazônia foi de 6,89%, atrás apenas do setor Bueno, que registrou 13,49%.

Outro setor que está ganhando força no mercado imobiliário goianiense é o Park Lozandes. O bairro que abriga o centro político de Goiânia, onde está localizado o Paço Municipal, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Fórum Cível e o Ministério Público Federal (MPF) é considerado um bairro jovem perto dos mais antigos da capital, possui futuro promissor e está se tornando um grande centro de negócios, serviços e moradia na cidade.

O bairro se tornou um dos queridinhos para moradia, atraindo uma grande parcela dos funcionários dos órgãos que abriga e também de diversas empresas situadas nas imediações. De acordo com os especialistas, a expectativa é de que o setor cresça e se consolide ainda mais nos próximos anos, se tornando uma ótima localização para investimentos e instalações tanto comerciais quanto residenciais na capital.

Apesar de ser um veterano na cidade, o Pedro Ludovico também se destaca entre os que despontam na valorização urbana. O bairro tradicional, que começou seu desenvolvimento na década de 1960, atualmente concentra uma grande gama de serviços e teve uma alta de 5,2% na variação de preços de venda de imóveis residenciais nos últimos 12 meses. Em junho de 2025, o valor médio do metro quadrado estava em R$ 7.623, de acordo com o Índice FipeZap.

Para os que estão de olho na valorização crescente, a recomendação é procurar por bairros centralizados, com alta gama de serviços, com potencial para urbanização e alta na densidade populacional, além das comodidades que atraem o público, como escolas, shoppings e áreas verdes.