A Caixa Econômica Federal iniciou contratações de uma nova linha de crédito que aceitará imóveis, sejam eles residenciais, comerciais ou mistos, quitados ou em financiamento pelo banco, como garantia de operação de crédito com livre destinação. A facilidade será uma possibilidade para clientes pessoas físicas da Caixa com financiamento imobiliário ativo.

A modalidade de financiamento, chamada de Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa, tem taxa de juros menor em comparação a outras modalidades de crédito pessoal. As taxas da linha home equity partem de 1,32% ao mês, e o valor do empréstimo pode chegar a 60% do valor de avaliação do imóvel.

Conforme a Caixa, as linhas do tipo home equity representam um empréstimo de livre destinação, que têm como público-alvo clientes proprietários de imóveis que desejam ter acesso a crédito de valores mais altos, prazos mais alongados e prestações mais acessíveis que as linhas comerciais convencionais. O cliente pode usar o valor do empréstimo como desejar e o imóvel fica alienado como garantia, mas pode ser habitado normalmente, como ocorre em um financiamento habitacional.

A nova linha de crédito da Caixa tem prazo de até 240 meses para as operações convencionais e de até 360 meses para clientes que fizerem a alienação estendida dos contratos de financiamento ativo no banco, limitado ao prazo de concessão original do financiamento imobiliário.

Atualmente, a Caixa tem cerca de R$6,7 bilhões em contratos ativos na modalidade, com cerca de 54 mil contratos e 25% de participação de mercado na carteira de empréstimo com garantia de imóvel. A novidade é que a autorização para que imóveis em financiamento sejam dados como garantia.


Com informações da Agência Brasil*