Conhecidos pelo estilo de vida mais consciente, moderno e conectado às causas sociais e às tecnologias, a geração Z tem compartilhado um velho sonho das gerações anteriores. A geração que corresponde aos nascidos entre os anos de 1997 e 2012 também está seguindo a tendência de preferir a estabilidade de um imóvel próprio ao aluguel.

Apesar de ser um público que preza por valores diferentes das gerações anteriores e a percepção de que a geração Z não se associa a compromissos financeiros longos, como um financiamento, os dados mostram que a casa própria ainda é um desejo de vida. De acordo com o levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica, 68% dos brasileiros entre 21 e 34 anos preferem comprar um imóvel do que continuar morando de aluguel.

Para os jovens da classe trabalhadora, a aquisição de um imóvel, muitas vezes, representa uma ascensão econômica e uma conquista pessoal. Nesse sentido, o desejo de compra permanece, mesmo que nos tempos atuais as condições de aquisição estejam diferentes das gerações anteriores.

A pesquisa ainda aponta que a geração Z costuma ser mais criteriosa na hora de escolher um imóvel, que simboliza um investimento grande. A conduta atual é priorizar a localização, a infraestrutura e a viabilidade econômica do negócio. Conforme o levantamento, 72% consultam avaliações on-line antes de fechar a compra, comportamento que não era usual nas gerações anteriores.

Os dados demonstram que o novo perfil de compradores está estimulando novas tendências, como os imóveis compactos, com localização privilegiada e atrativos voltados aos mais jovens, além da busca das incorporadoras e construtoras por adentrar em espaços ocupados pela geração Z, como publicidades na internet e a presença nas redes sociais.