Foto: Ricardo Stuckert/PR

O programa Minha Casa, Minha Vida vive um momento histórico, com recorde de contratações e expansão em todas as regiões do Brasil. Em entrevista ao Grupo Liberal, o ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que o programa está vivendo sua “era de ouro”.

Somente em 2024, o programa do governo federal foi responsável por mais de 50% dos lançamentos imobiliários no Brasil. Agora, em 2025, a tendência é que esse número aumente ainda mais, especialmente por conta das novas regras, que incluem a criação da faixa 4, que amplia a renda familiar para até R$12 mil e engloba imóveis de até R$ 500 mil.

Conforme o ministro, este ano, mais de 1,7 milhão de unidades habitacionais foram contratadas. De acordo com Jader Filho, a meta para os quatro anos de gestão do governo Lula já foi superada, e o objetivo agora é duplicá-la.

“O presidente Lula estabeleceu como meta 2 milhões de casas em quatro anos. Vamos bater essa meta ainda em 2025 e ampliar em 50%, chegando a 3 milhões de casas contratadas até o final de 2026”, disse o ministro ao O Liberal.

Atualmente, segundo o ministro, mais de 1,1 milhão de casas estão em construção simultaneamente no país. Desde 2023, quando o programa foi retomado, foram contabilizadas 1,6 milhão de unidades habitacionais contratadas.