Um levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica no segundo trimestre de 2025 apontou que a intenção de compra de imóveis atingiu nível recorde no Brasil, chegando a 49%. Esse foi o maior índice registrado desde o início da série histórica.

O levantamento mostra um crescimento consistente no interesse em adquirir um imóvel nos próximos dois anos. Na pesquisa, 49% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar um imóvel dentro de 24 meses. Em 2020 esse número era de 41%.

Perfis com maior interesse

Segundo o levantamento, o destaque na intenção de compra foram os consumidores jovens, com idade entre 25 e 44 anos. A classe social que mais apresentou interesse em adquirir um imóvel foi a de renda média, que ganha entre R$ 4 mil e R$ 10 mil.

A análise aponta que a maior probabilidade de novos compradores está justamente na faixa que se encontra na fase de vida em que há ascensão profissional e formação familiar. Outro fator corroborado pela pesquisa foi a importância dos financiamentos imobiliários e o fortalecimento dos programas de crédito habitacional, que costumam contemplar as famílias de renda média.

Outro fator apontado no estudo é que a busca por imóveis não se restringe mais ao primeiro lar, mas também ao desejo por imóveis melhores e mais bem localizados, ou seja, pessoas que procuram por um upgrade. Esse novo perfil motiva o interesse por unidades com áreas de lazer mais atrativas e outros diferenciais.