Uma pesquisa da Gen Z and Millennial Survey 2025 apontou que os jovens estão mais dispostos a investir em produtos ou serviços sustentáveis. Para atender a demanda, inúmeros lançamentos imobiliários já agregam em seus projetos equipamentos e serviços com foco no meio ambiente.

Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados da “geração Z” aceitariam pagar mais para adquirir produtos ou serviços mais sustentáveis – inclusive lançamentos imobiliários. Entre os “millenials”, a diferença é ainda maior: 74%. Os números, conforme a pesquisa, estão acima do registrado em nível global – 63%.

O índice reflete em empresas revendo processos de produção e entrega de serviços. No mercado imobiliário, imóveis com abastecimento de energia solar, sistemas de iluminação de baixo consumo, sistema de irrigação automatizado e garagens para veículos elétricos ganharam espaço, transformando o mercado.

Em Goiânia, apenas neste ano, mais de cinco empreendimentos foram lançados nessas frentes, posicionando a sustentabilidade não apenas como diferencial competitivo, mas como parte fundamental da transformação do mercado. Entre eles estão o Cidade do Amanhã, da CINQ Inteligência Urbana, o Jardins Montreal, da FGR Incorporação, o Verdô Bueno, da Serca Construtora e Incorporadora, o Opus Altana, empreendimento fruto da parceria entre as incorporadoras Opus e Partini.

Todos eles contam com automação para controle da iluminação e ar-condicionado da área comum; sistema de irrigação automático para manutenção do paisagismo; infraestrutura de carregamento veicular - para automóveis elétricos. E se diferenciam no mercado pela junção do verde no meio urbano.