Uma das mais recentes tendências de arquitetura no mercado imobiliário de Goiânia é a projeção de prédios residenciais com os chamados rooftops, que são ambientes localizados no topo dos prédios que têm aproveitamento mais qualificado, trazendo infraestrutura de lazer e convivência. De acordo com um recente levantamento da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), a estimativa é de que Goiânia já tenha mais de 30 empreendimentos com rooftop.

Ainda conforme dados da Ademi, esse lazer nas alturas têm impulsionado a valorização do metro quadrado dos edifícios que possuem esse tipo de espaço em até 25%. No entanto, o atual Plano Diretor de Goiânia (PDU), de 2022, limitou a altura máxima dos prédios da cidade em 25 a 30% mais baixos do que o era estipulado na lei anterior, que vigorou entre 2007 a 2022.

Assim sendo, pela regra atual, o limite máximo de altura dos empreendimentos em regiões já bem adensadas, como Jardim Goiás, Setor Oeste e Setor Bueno, é de cinco vezes o tamanho da área do terreno.

Já em regiões menos adensadas, esse limite pode chegar a 7,5 vezes e meia o tamanho do terreno. Com isso, a tendência é de que essas paisagens panorâmicas nas alturas fiquem mais raras e disputadas, e no setor imobiliário, a raridade é um pilar essencial do mercado de luxo. Desta forma, prédios residenciais com rooftop de vista panorâmica se tornaram grandes diferenciais para aqueles que procuram por lazer integrado e artigo de destaque positivo.

Confira abaixo alguns empreendimentos com esse diferencial na capital goiana:

Vista para o parque - Localizado na região do Jardim Atlântico, o Vértice Residence foi o primeiro empreendimento da Yutá Incorporadora a contar com esse tipo de ambiente. O rooftop do residencial oferece uma vista panorâmica para uma das mais belas áreas verdes da cidade, o Parque Cascavel. Entregue em 2024, o residencial possui toda sua estrutura de lazer e convivência no último pavimento, trazendo arena fitness com academia, salão de festas, uma área gourmet, espaço kids e uma praça suspensa.

O mais alto do Parque Amazônia - Entregue recentemente, o Lake Residence, também da Yutá, será o primeiro residencial de luxo e a mais alta torre na região do Parque Amazônia. Uma das atratividades do projeto é seu rooftop, a 110 metros de altura, irá trazer piscina de borda infinita, deck molhado, um spa e sauna com vista panorâmica. Toda área de lazer será entregue mobiliada e equipada com som ambiente e uma adega.



Lake Residence e Synergia Bueno. Foto: divulgação

Panorâmica do Centro - Já entregue no fim de 2024 e localizado entre duas praças icônicas da cidade, a Praça Cívica e Praça Universitária, o Katedral Sky Rooftop, na Rua 20, traz a mais bela paisagem do centro histórico da capital. O empreendimento projetado e construído pela Sim Incorporadora traz em seu último pavimento, a 86 metros de altura, uma estrutura de lazer completa que inclui piscina com deck molhado, área gourmet e academia.

Do alto do Bueno - Lançado este ano pela Yutá Incorporadora, o Synergia Bueno também irá trazer essa tendência dos rooftops, oferecendo a melhor vista panorâmica do mais nobre e tradicional bairro de Goiânia, o Setor Bueno. Para potencializar a sensação de bem-estar trazida por uma vista exclusiva em 180º, a área de lazer nas alturas contará com uma sauna imersiva a vapor e integrada a uma piscina com aquecimento e borda infinita. O Rooftop localizado no 27º andar do residencial contará ainda com espaço para treino de natação e deck molhado.