A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) prevê potencial de crescimento de 2,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil até o final de 2025. De acordo com o presidente da Abecip, Sandro Gamba, um dos motores para essa previsão de crescimento foi o avanço na melhora da renda da população, que já teve alta de 3% no acumulado do ano, até o momento, em comparação com 2024.

Gamba ainda destacou a importância desse aumento para o mercado de crédito imobiliário e ressaltou que o setor terá uma relação ainda mais próxima com a taxa de juros básica, a taxa Selic. Segundo ele, a valorização dos imóveis superou a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial da inflação no país.

O presidente da Abecip salientou que o baixo estoque de imóveis disponíveis tem impulsionado o lançamento de novos empreendimentos. Os números de lançamentos no Brasil cresceram 15% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.