O desejo de compra do imóvel próprio está cada vez maior entre os jovens. Os dados de uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica vão na direção contrária da opinião popular de que a Geração Z prefere a flexibilidade do aluguel à estabilidade da casa própria, apontando que 49% dos brasileiros com idade entre 22 a 28 anos desejam adquirir um imóvel em até dois anos.

A mudança no comportamento dos jovens consumidores destaca que, quando o assunto é moradia, a segurança e a estabilidade ainda são fatores de peso na vida dos brasileiros. Os novos números relacionados ao primeiro trimestre de 2025 ressaltam que há a intenção, apesar da mudança de comportamento e motivação das novas gerações, que agora está muito mais ligada à liberdade e investimento do que ao ideal de construção familiar e patrimonial seguindo os padrões.

Intenção de compra do imóvel próprio:

  • Geração Z, de 22 a 28 anos - 49%;
  • Geração Y, de 29 a 44 anos - 45% ;
  • Geração X, de 45 a 60 anos - 44%;
  • Baby Boomers, de 61 a 79 anos - 32%.

Em relação ao tipo de imóvel, nas capitais, a Geração Z tem maior preferência por apartamentos (59%). Já no interior, a preferência dessa faixa etária é por casa em rua (46%).De acordo com a Brain, os números demonstram que, mais do que nunca, “o mercado imobiliário precisa entender essas novas motivações e adaptar suas ofertas ao jeito de consumir da nova geração”.