O Censo 2025 da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls) aponta crescimento de strip malls no Brasil. O modelo une conveniência e mix de serviços e tem ganhado a atenção do mercado imobiliário goiano, inclusive, sendo empregado em novos lançamentos recentes do setor.

Segundo o Censo 2025 da ABMalls, o país já conta com mais de 1,5 mil strip malls identificados em 14 estados e 89 municípios, totalizando 233 empreendimentos ativos. Trata-se de um modelo de empreendimento comercial que organiza lojas com mix de serviços que vão de farmácias a restaurantes, passando por academias e pet shops, e oferecem uma experiência de “one stop shop”, em que o consumidor resolve várias demandas no mesmo local.

O avanço dessa modalidade é atribuído, sobretudo, ao aumento da demanda por conveniência ao consumidor em locais com bom fluxo e acesso facilitado. Nesse contexto, o mercado imobiliário tem sido impulsionado por novas soluções construtivas que integrem moradia a essa experiência dos malls.

O diretor de pesquisas e estatísticas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Credson Batista, comenta que os strip malls surgiram como uma forma de atender a necessidade dos compradores modernos cada vez mais exigentes. “Com o cotidiano acelerado, a praticidade de poder fazer suas compras e ter suas necessidades básicas atendidas de maneira assertiva vem se tornando um fator decisivo na hora da compra de imóveis. Tal quesito tem sido pesquisado pelos nossos associados, que têm desenvolvido empreendimentos que aliam moradia e conveniência para estar à frente das necessidades do público”, salientou.

De acordo com o diretor de pesquisas, esse perfil de empreendimento tem sido mais procurado por moradores e investidores, justamente por atender a essas demandas do dia a dia. “Com essa maior procura, a tendência é de valorização mais consistente. É o que mostram alguns projetos com essa característica que já foram implantados há alguns anos, em Goiânia, e que continuam sendo muito procurados e valorizados. E isso vem se repetindo em novos lançamentos de empresas associadas da Ademi-GO não só na capital, mas também em outras cidades do interior”, afirmou Credson.

Tendência já é realidade na capital

Em Goiânia, a EBM Desenvolvimento Imobiliário se destaca como uma das pioneiras na concepção e construção de strip malls. A incorporadora já foi responsável por empreendimentos de destaque na capital, como o Complexo Metropolitan, no Jardim Goiás, composto por quatro torres e cuja valorização ultrapassa 200% desde o lançamento, em 2012. Outro exemplo é o Walk Bueno, que reúne imóveis residenciais e salas comerciais em uma das regiões mais dinâmicas da cidade, próximo ao Goiânia Shopping. Mais recentemente, a empresa apresentou o Metropolitan Bueno, um complexo imobiliário com duas torres e um amplo mall reunindo serviços e facilidades.

“Desde o primeiro Metropolitan em Goiânia, quando apresentamos esse formato inovador, observamos uma valorização exponencial e um crescente interesse do público por esse tipo de empreendimento. No Jardim Goiás, por exemplo, a Genebra, nossa torre comercial lançada em 2023, já valorizou 44% antes mesmo da entrega. Já no Bueno, a torre residencial de compactos alcançou 100% de unidades vendidas”, destaca Marcos Túlio Campos, diretor de Incorporação da EBM.

O executivo adianta ainda que a empresa já planeja para 2026 o lançamento de mais um complexo imobiliário nesse modelo, com uma torre residencial, uma comercial e um mall, reforçando a aposta da EBM em projetos que integram moradia, trabalho e conveniência. “Nossas pesquisas mostram que o comprador busca praticidade e comodidade, por isso desenvolvemos esses complexos que reúnem tudo em um só lugar”, finaliza.

Além da EBM, a Opus Incorporadora também aposta no modelo em Goiânia. No empreendimento Cidade Opus, life center composto por três torres, sendo duas residenciais e uma comercial, o boulevard com 11 lojas, disposto em formato de “U” no centro do complexo, promete se tornar uma referência em serviços, comércio e gastronomia de alto padrão. Localizado no encontro de três importantes vias da capital, entre elas a Avenida 85 e a Alameda Ricardo Paranhos, o projeto se destaca pelo conceito de strip mall, trazendo o boulevard ao nível da rua.

A proposta é atender não apenas os moradores e profissionais que atuarão no complexo, mas também o público que circula pela região ou tem como destino alguma das lojas, tudo isso sem qualquer obstrução de acesso ao mall, explica o gerente comercial da Opus, Gabriel Santos.

“Será um boulevard a céu aberto, com espaços voltados à gastronomia, eventos culturais e feiras especiais, em um ambiente com pergolado, design minimalista e muito conforto e sofisticação. Estamos tendo o cuidado de selecionar lojas conceito, empórios, restaurantes e adegas, entre outros estabelecimentos, por meio de uma curadoria Opus. Já temos, inclusive, alguns parceiros e marcas confirmadas”, adianta o gerente.