Em 2025, a grande aposta do urbanismo em Goiânia foram os condomínios horizontais de alto padrão com conceito de segunda moradia campestre. A busca crescente por espaços integrados à natureza, como um refúgio da vida cosmopolita impulsionou a demanda, e o mercado imobiliário goianiense viu nessa categoria a aposta ideal para o ano, além dos empreendimentos de luxo verticais.

Conforme dados da pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, 57% dos compradores buscam espaços arejados e integrados à natureza, enquanto 80% priorizam a presença de áreas verdes no entorno do imóvel. Como impacto, grandes incorporadoras goianas lançaram empreendimentos do tipo na região Metropolitana de Goiânia, que foram sucesso de vendas.

No último ano as empresas do mercado imobiliário Consciente, Sousa Andrade, Opus e Partini, foram algumas das que apostaram nesses dados, lançando os empreendimentos: Quintas do Cerrado, Fazenda Lumiar e Opus Altana. Todos os projetos envolvem, além das assinaturas de renome, estrutura e serviços que garantem a comodidade, segurança, praticidade e, claro, muito contato e integração com a natureza, a poucos minutos da capital.

Segunda moradia no campo

No Quintas do Cerrado, da Consciente Construtora, por exemplo, o projeto do condomínio conta com lagos, trilhas, pomares e heliponto, a 30 minutos de Goiânia, unindo natureza e conforto. O empreendimento possui lotes a partir de 1.000m², inseridos em um terreno com mais de 250 mil m² dedicados a áreas verdes e de lazer. Além disso, 150 mil m² de cerrado nativo serão preservados, consolidando-o como um dos mais sustentáveis do setor.

A Fazenda Lumiar, da Sousa Andrade, é outro empreendimento do tipo lançado este ano na região da GO-020. Com arquitetura contemporânea, o paisagismo sensorial e sete lagos integrando beleza, sustentabilidade e liberdade em um só lugar. O conceito e a beleza do lugar foram sucesso garantido e a primeira fase do projeto teve 100% das unidades vendidas ainda no lançamento.

Por fim, 2025 foi o ano de um dos maiores lançamentos da Opus em parceria com a Partini, o Opus Altana. O empreendimento horizontal de altíssimo padrão será construído na última grande área nobre da GO-020 e promete redefinir o urbanismo de altíssimo padrão, com lotes acima de 600m².

Além da modernidade associada ao projeto, no quesito integração com a natureza, o empreendimento também se destaca. O Opus Altana conta com mais de 220 mil m² de áreas verdes, sendo 117 mil m² de área de preservação permanente (APP), além de contar com o plantio de mais de 7 mil mudas nativas no condomínio.

Tendência de Mercado

A tendência de segunda moradia no campo, mais ligada ao verde sem abrir mão da proximidade com a cidade grande, está se consolidando cada vez mais. Há uma crescente na procura por condomínios que combinam o conforto do campo com a infraestrutura urbana, criando um estilo de vida mais conectado à natureza, especialmente na GO-020, que se tornou o eixo principal para esses empreendimentos na capital.

Esse tipo de empreendimento com conceito de segunda moradia oferece natureza, segurança e infraestrutura de luxo, atraindo moradores pela qualidade de vida, áreas verdes, lagos e lazer completo, inclusive com a presença de famosos que escolheram os condomínios pela tranquilidade do campo aliada à boa localização, deixando de lado o burburinho da cidade.