O Brasil está se tornando um país idoso, com aumento da expectativa de vida e queda na natalidade. Projeções feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, até 2070, cerca de 37,8% da população brasileira será idosa. De olho nessa tendência, o Governo do Paraná se destaca nacionalmente com a criação dos primeiros condomínios voltados exclusivamente para a terceira idade, com aluguel social fixado em R$ 227,70.

Os condomínios foram desenvolvidos pelo Estado por meio do programa Casa Fácil dentro da modalidade Viver Mais. Com o programa o aluguel é social, com valor fixo de 15% do salário mínimo.

De acordo com o Governo do Paraná, o objetivo é garantir qualidade de vida e segurança habitacional para pessoas com idade acima dos 60 anos que não possuem imóvel próprio. As regras estipulam que os beneficiários podem morar nos condomínios pelo tempo que desejarem. As unidades habitacionais foram projetadas e adaptadas para atender às necessidades do público idoso, com acessibilidade e conforto em todos os ambientes.

O condomínio segue um modelo padrão com áreas de lazer e saúde, equipadas com ambulatórios, praças, academias ao ar livre, salão de festas e de jogos e ainda uma horta comunitária e espaço de convivência. A proposta, desde o início, era servir como referência para o Brasil em políticas públicas, de habitação e inclusão social.