Goiânia foi considerada a segunda melhor capital para se viver no país, atrás apenas de Brasília. O ranking que avalia a melhor qualidade de vida para os moradores é fruto do levantamento feito pelo Índice de Progresso Social (IPS), que pela primeira vez, avaliou os 5.571 municípios brasileiros.

A pesquisa leva em consideração três pilares centrais na avaliação: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades. Assim sendo, a análise não se baseia apenas no retrato econômico das cidades, indo além do PIB (Produto Interno Bruto), mostrando de forma mais abrangente a real qualidade de vida.

No ranking, Brasília se destacou ficando em primeiro lugar, com 71,25 pontos. Goiânia ficou atrás dela, em segundo lugar, com 70,49 pontos. Em terceiro está Belo Horizonte, com 69,62 pontos.

O top cinco conta ainda com as cidades de Florianópolis, em quarto lugar, com 69,56 pontos, e Curitiba em quinto, com 69,36. As cinco capitais se destacaram nos quesitos que avaliam infraestrutura, acesso a serviços e oportunidades de emprego aos moradores.

De acordo com especialistas, o resultado chamou atenção ao ter nas primeiras posições as capitais planejadas e com melhor infraestrutura urbana. Esse fator tem impacto direto em questões fundamentais na avaliação, como a mobilidade urbana, que impacta diretamente na qualidade de vida.