Na análise dos últimos 12 meses, com fechamento em setembro deste ano, os preços de locação de imóveis comerciais tiveram aumento de 8,5%. O número registrado pelo Índice FipeZap confirma que os preços de imóveis comerciais continuam em alta no país. Os preços de venda da categoria também tiveram uma crescente de 2,44%.

Conforme o Índice, salas e conjuntos de até 200 metros quadrados registraram, em agosto de 2025, uma valorização média de 0,25% nos preços de venda e 1,05% nos preços de locação. A rentabilidade do aluguel comercial alcançou 6,99% ao ano em agosto, acima da rentabilidade média dos imóveis residenciais, que bateu 5,94% ao ano.

Valorização

No acumulado do ano, os imóveis comerciais à venda já subiram 2,21%, enquanto os de locação avançaram 6,26%. Na comparação com os principais índices da inflação, o desempenho também chama atenção. No mesmo período, o IPCA acumulou alta de 3,12% no período, e o IGP-M apresentou queda de 1,35%.

O levantamento mostra também que o preço médio de venda de imóveis comerciais no país foi de R$ 8.601/m², enquanto o valor médio do aluguel ficou em R$ 48,47/m².

O Índice FipeZAP é calculado com base em milhões de anúncios de imóveis residenciais e comerciais para venda e locação de portais como o Grupo OLX (Zap, Viva Real e OLX).