O apartamento é o tipo de imóvel mais desejado pelos brasileiros. Dados da Brain Inteligência Estratégica apontaram que a categoria é a preferida de 49% dos entrevistados, sendo que 58% chegou a efetivar a compra.

Os índices indicam que até mesmo os que preferem outro tipo de imóvel acabam optando pelo apartamento no final das contas. Entre as motivações estão a combinação de fatores que envolvem a segurança, praticidade e comodidades compartilhadas oferecidas pela categoria de imóvel, em comparação com os demais.

Desejo de compra dos brasileiros

De acordo com o levantamento da Brain, para 49% dos entrevistados o imóvel desejado é o apartamento, sendo que 58% contemplaram as compras. Outros 32% dos entrevistados afirmaram a intenção de comprar uma casa de rua, destes, 25% efetivaram a compra.

Já a casa em condomínio fechado é a preferida de 14% dos entrevistados. A minoria optou por terrenos: 3% terreno em loteamento aberto e 2% em terreno em condomínio fechado.




Fonte: Brain Inteligência Estratégica

Intenção de compra entre gerações

A Geração Z (21 a 28 anos) é a que possui maior intenção de compra e se divide entre o desejo pelo apartamento (49%) e pela casa de rua (34%). A Geração X (45 a 60 anos), por sua vez, apresenta maior intenção de compra por casas em rua (38%).

Para a Geração Y (29 a 44 anos), o apartamento é o item de desejo de 49%, a casa em rua é de 30% e a casa em condomínio fechado é desejada por 17%. A Geração X e os Baby Boomers (61 a 79 anos) apresentam maior desejo por produtos horizontais, casas e loteamentos.

Entre a Geração Z, 61% dos entrevistados desejam adquirir um imóvel nos próximos 24 meses. 50% da amostra vive momentos de transição, ou seja, está saindo da casa dos pais, se casando, deseja comprar o primeiro imóvel e sair do aluguel. Outros 39% procuram um upgrade e 7% pretendem comprar imóvel para investimento.

Em contrapartida, a geração mais velha, os Baby Boomers, apresentam a menor intenção de compra, com apenas 25% dos entrevistados pretendendo adquirir imóveis nos próximos dois anos.