O sucesso de vendas de lançamentos imobiliários se deve a fatores cruciais que envolvem planejamento, estudo de mercado e, principalmente, a pesquisas, que trazem as informações relevantes para as tomadas de decisões. O mercado imobiliário goianiense de alto padrão possui grandes exemplos de resultados positivos, que muito se devem a essa tríade.

De acordo com o Diretor de Pesquisas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Credson Batista, as pesquisas são pautadas no que os clientes buscam, logo, retratam o cenário mais propício para o mercado naquele momento. “As pesquisas da Ademi-GO tentam traduzir para os nossos associados, justamente, o comportamento do nosso cliente. Com isso, nós conseguimos, por exemplo, analisar o tamanho do estoque existente na cidade, para que nós possamos entender se esse estoque está aumentando ou diminuindo e, assim também, entender se o consumo de novas unidades está crescendo. Essa informação também pode ser vista através do comportamento, do número de lançamentos, bem como do número de vendas”, aponta.

Credson destaca que esse planejamento que antecede um lançamento envolve muitas variáveis técnicas e que isso depende da estratégia e do posicionamento de cada incorporadora. No entanto, alguns pontos são primordiais nas tomadas de decisões, em geral, independente da postura de cada empresa: comportamento de mercado, localização, estoque, velocidade de vendas e número de lançamentos recentes.

“Cada incorporador eventualmente vai analisar um ou mais variáveis com maior ou menor importância, a depender da sua estratégia e do seu posicionamento. Vai tomar a sua decisão, não olhando exclusivamente para o cenário, mas tentando montar todas essas peças para apoiar a sua tese de investimento”, acrescentou Credson.

Resultados positivos decorrentes do bom planejamento

De acordo com o especialista, essa tomada de decisão do incorporador é mais assertiva à medida que há um maior número de informações com confiança e confiabilidade disponíveis na tomada de decisão. “As pesquisas da Ademi-GO trazem todas essas variáveis, venda, estoque, número de lançamentos, também segmentado por faixas de metragem”, especifica o diretor de pesquisas.

Recentemente, Goiânia teve um case de sucesso que exemplifica essa dinâmica. Com base nos dados de mercado e no olhar técnico para a crescente demanda, a SOMOS Desenvolvimento Imobiliário lançou o NOMAD Modern Life, primeiro ultracompacto da capital.

“Goiânia não tinha nenhum produto nesta tipologia porque o Plano Diretor anterior trazia algumas limitações que inviabilizavam, do ponto de vista financeiro, a construção de unidades ultracompactas. Quando houve essa alteração, enxergando o sucesso de outras praças dessas tipologias e olhando para a nossa oferta e entendendo que em Goiânia a oferta era zero, a SOMOS viu essa oportunidade. Essa tomada de decisão foi embasada justamente nesses pilares”, destacou Credson. A aceitação pelo produto foi absoluta e o sucesso de vendas se refletiu no esgotamento das 515 unidades em apenas 30 horas após o lançamento oficial.

Os dados apontam que o mercado está crescendo em Goiânia, já que o número de vendas aumentou de modo inferior ao ritmo de crescimento da demanda, resultando na queda do estoque. Conforme pesquisas da Ademi-GO, o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) da capital é de aproximadamente 10% ao mês.

“Essas informações em conjunto são capazes de dar essa segurança para o incorporador, para que ele possa tomar a sua decisão de continuar investindo no desenvolvimento de novos projetos”, reforçou Credson ao destacar a importância do estudo de mercado e de um planejamento bem feito com base nos dados levantados.